Em 12 edições, essa foi a maior Interplast – Feira e Congresso da Integração da Tecnologia do Plástico da história, realizada de 13 a 16 de agosto de 2024, em Joinville-SC. Os números pós-feira seguiram a mesma tendência com recorde de público, que chegou a 32 mil visitantes. A perspectiva de geração de negócios é de 400 milhões, a partir de negociações iniciadas na Interplast e que devem se consolidar ao longo dos próximos 12 meses.
“A feira é um importante canal de relacionamento e tem um ambiente propício para iniciar negociações. Como se tratam de produtos e máquinas com tecnologia de ponta e alto valor agregado, é natural que as negociações levem um período mais longo”, detalha o organizador Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil.
O perfil dos visitantes da Interplast mostra a qualidade do público que participou da feira e dos eventos de negócios e conhecimento realizados em paralelo. Os dados mostram que 48% é formado por líderes e decisores de empresas. O segmento com maior representatividade entre os visitantes foi o de embalagens, seguido do automotivo, construção civil e eletrônica.
“O mercado de embalagens plásticas é um dos segmentos mais dinâmicos do setor de plásticos no Brasil, impulsionado pelo crescimento do e-commerce, alimentos, bebidas e cosméticos. A participação destacada deste setor na feira indica uma busca por novas tecnologias e parcerias para atender à demanda crescente por embalagens mais eficientes e sustentáveis”, avalia Spirandelli.
A origem dos visitantes é outro ponto que chama a atenção. Eles vieram de todos os 27 estados do Brasil e do DF, com maior número dos estados do Sul – Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, seguido de São Paulo. A representatividade internacional também chama a atenção: os visitantes vieram de 40 países de todas as Américas, Europa e Ásia, mas com maior número dos Estados Unidos, Paraguai, Chile e Argentina.
“A força do mercado de transformação do plástico de Joinville e da região sul atrai um público decisor, técnico e altamente qualificado, que vem para a feira para conhecer e investir em novas tecnologias para suas indústrias”, comenta Spirandelli.
Com a realização do SIMPESC (Sindicato da Indústria do Material Plástico de SC), organização da Messe Brasil e patrocínio da APTA, ALTAX7, ECO VENTURES, IMERYS, FIESC / SESI / SENAI, a Interplast já iniciou com números impressionantes de 100% de ocupação da área útil dos três pavilhões da Expoville, incluindo um anexo de 2 mil m² construído para a edição. Abrangeu 25 mil m² de exposição, e está consolidada como a maior feira industrial realizada do estado de Santa Catarina e uma das principais do Brasil. Recebeu um incremento de 60% em número de expositores, em relação a edição anterior, chegando a 400 expositores e mil marcas vindas de oito países: Alemanha, Áustria, Brasil, China, Dubai, Itália, Taiwan e Uruguai.
CLIMA POSITIVO ENTRE EXPOSITORES
O clima positivo também pode ser observado entre os expositores. A Wittmann Battenfeld, uma renomada líder global em tecnologia de processamento de plásticos, participa da feira desde a primeira edição, em 1999. O diretor Cássio Saltori conta que recebeu boas visitas e o padrão técnico de Joinville em termos de público é diferenciado. Talvez pela facilidade de locomoção, os visitantes abrangem os operadores das nossas máquinas, diferente de São Paulo, onde o público se restringe aos cargos de supervisão a diretoria. Em Joinville o próprio chão de fábrica nos visita, o que é muito produtivo”, comenta.
A empresa lançou uma célula de produção inteiramente automatizada, dentro da indústria 4.0, e que foi inteiramente vendida para a Krona. “Os funcionários vieram conhecer como ela funciona e ficaram impressionados com a tecnologia que elimina a necessidade de manusear as peças manualmente”, detalha. A Wittmann Battenfeld recebeu clientes vindos principalmente de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Presente na Interplast desde 2022, a APTA esteve com seu estande lotado durante toda a feira, recebendo clientes e fornecedores. Líder em distribuição de plásticos de engenharia no Brasil, a empresa comemora a consolidação de negócios durante o evento. “Nossa expectativa é dobrar o volume de negócios fechados durante a feira, em relação à edição anterior, além disso, abrimos oportunidades para novos clientes”, comemora Stephanie Costa, supervisora de growth da APTA Resinas.
A Carnevalli é outra empresa que sempre participa da Interplast e, nesta edição, lançou uma coextrusora de três camadas. “Recebemos muitos clientes do Brasil inteiro, fechamos alguns negócios, e outros estão bem encaminhados, mostrando que o mercado está aquecido. Após a participação em uma feira como a Interplast nossas vendas aumentam de 10% a 15%. Entre os visitantes que recebemos estão clientes, novos fornecedores e empresas que estão entrando no mercado de plásticos”, revela Wilson Carnevalli, diretor comercial da Carnevalli.
OTIMISMO PARA O FUTURO DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO DO PLÁSTICO
Em sua presença na Interplast José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), trouxe uma visão otimista para o futuro da indústria de transformação do plástico. Ele comentou o perfil do evento como ambiente para conhecer as inovações, a economia circular e acessar a tecnologia de máquinas e equipamentos.
“A gente observa que o pessoal que está no dia a dia das fábricas, na operação, vem para o evento para trocar informações e isso faz o mercado de plásticos evoluir. As pessoas aqui olham lá na frente o que deveríamos fazer para o futuro da indústria do plástico, com uma visão otimista e a feira possibilita isso”, detalha.
O presidente da ABIPLAST detalha que o plástico é cada vez mais demandado no Brasil e no mundo inteiro e tem uma abrangência muito grande, por participar de praticamente todas as atividades industriais, no comércio, no serviços, nos produtos eletroeletrônicos e na agricultura. “Para uma visão de futuro do plástico estamos desenvolvendo produtos cada vez mais amigáveis sob o ponto de vista ambiental, produtos que possam ser reutilizados e reciclados. Você tem um design que facilita essa reciclagem, para quando o plástico não for mais utilizado, você possa recuperar e transformar novamente o material em um produto nobre”, explica.
Em relação ao mercado, Roriz destaca que no primeiro semestre a indústria de transformação brasileira cresceu 2,7%, enquanto a indústria de plástico cresceu 5,9%. “Isso é um indicativo de que o plástico está ocupando cada vez mais espaço, com inovações que ampliam o seu uso”, comenta.
Ele cita que hoje, só na agricultura, são utilizadas 800 mil toneladas por ano, fora a indústria automotiva, da construção civil, eletroeletrônica e da saúde para embalagem de medicamentos. “Olhamos o mercado crescendo com muito otimismo e, com isso, estamos atraindo investimentos, que nos próximos quatro anos deve chegar a ordem de 65 bilhões de reais. Isso é muito positivo para incrementar os números atuais, pois estamos faturando quase 130 bilhões de reais por ano”, comemora.
O presidente-executivo da ABIPLAST, Paulo Teixeira, que participou da abertura da Interplast destacou que o evento se consolidou como uma das principais feiras de plástico do Brasil, trazendo soluções e empresas com novidades. Ele reconhece que os eventos paralelos oferecem qualificação e conteúdo relevante, contribuindo para o sucesso da feira. “A cada edição, a expansão do evento se torna mais visível, com a formação de novos pavilhões, o que demonstra sua importância e crescimento. A Interplast é uma oportunidade única para conhecer tendências, rever contatos e fazer networking. A repercussão positiva da feira entre as empresas do setor e na mídia reforça seu papel de destaque”, ressalta.
SUSTENTABILIDADE EM DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO E NOS ESTANTES
A Interplast trouxe uma série de possibilidades para capacitação dos profissionais da indústria de transformação do plástico, com destaque para temas relacionados à sustentabilidade e economia circular. Junto com isso, praticamente 100% dos expositores apresentaram soluções ou processos relacionados a essa temática. Foram mais de 60 horas dedicadas ao conhecimento.
A Interplast contou com O CINTEC – Congresso de Inovação e Tecnologia promovido pelo Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia em Santa Catarina. A Câmara Setorial de Máquinas, Equipamentos para Controle de Qualidade, Ensaios e Medição (CSQI) da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) promoveu o Seminário de Metrologia Plásticos.
Os expositores realizaram 29 Workshops com apresentações feitas por especialistas em soluções para a indústria de transformação do plástico. O Fórum de Economia Circular, reconhecido nacionalmente por sua contribuição para o avanço de práticas sustentáveis, atraiu os profissionais e pensadores do setor. Foi promovido pela Revista Plástico Sul em parceria com as entidades gaúchas Simplás, Sinplast-RS e Simplavi.
A Rodada de Negócios foi um espaço dedicado a reunir compradores e fornecedores em mesas de negociação. Participaram empresas. O evendo contou com a participação de mais de 50 empresas de segmentos como Automotivo, Embalagens e Construção Civil, entre compradoras e vendedoras, e foram realizadas 360 reuniões de negócios, focadas em demandas e ofertas de soluções.
O Espaço Recicla Plástico apresentou como a economia circular acontece na prática com o envolvimento de diversos elos da cadeia do plástico. Em uma parceria com entidades do setor, o Espaço Recicla Plástico, organizado pela Termotécnica, contou com patrocínio da CNRPLAS - Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos da ABIPLAST- Associação Brasileira da Indústria do Plástico -, e Movimento Plástico Transforma. Contou ainda com o apoio do Projeto Isopor Amigo, da Messe Brasil, promotora da Interplast, e do SIMPESC.
“De nossa parte, a Termotécnica teve uma participação extremamente produtiva junto com as entidades apoiadoras no Espaço Recicla Plástico. Tivemos a oportunidade de mostrar para o público que o EPS, mais conhecido como isopor*, é 100% reciclável. O Repor, matéria-prima que a Termotécnica desenvolve a partir do EPS pós-consumo reciclado, atraiu muitos interessados como uma alternativa de reintrodução deste material em novos processos produtivos, realizando a economia circular na prática. Apresentamos as diversas aplicações do nosso Repor e ficamos muito satisfeitos com os vários leads que surgiram na feira com boas perspectivas de fechamento de negócios”, comenta o presidente da Termotécnica, Albano Schmidt.
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RESULTADO CONCURSOS
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) levou uma novidade à Interplast. Em conjunto com os organizadores da feira e empresas parceiras, a FIESC promoveu o concurso Mestres do CNC e Mestres da Injetora. A competição segiue o modelo WorldSkills Competition, torneio internacional de educação profissional que envolve estudantes de profissões técnicas de todo o planeta.
A iniciativa reuniu 34 trabalhadores da indústria que demonstraram suas habilidades na operação de máquinas CNC de fresagem e injetoras de polímeros. As provas foram realizadas durante os quatro dias da Interplast.
O concurso buscou estimular o interesse e o desenvolvimento de habilidades na operação de máquinas CNC de fresagem e operadores de máquinas injetoras de polímeros; reconhecer e premiar os operadores com habilidades excepcionais e conhecimento avançado nesta área; promover a troca de conhecimentos e melhores práticas entre profissionais experientes e novatos e atrair novos profissionais para o mercado de trabalho que se encontra em ascensão.
Campeões Mestres da Injetora
1° Rafael Cavilha – Whirlpool – Joinville-SC
2° Wilson J Luiz - WJL - São Paulo-SP
3° Cleverson Nitzkze Vieira -Ciaplastic – Araquari-SC
Campeões Mestres CNC
1° Vinicius Miguel Cesconetto – Herten – Joinville-SC
2°Alan Fagundes - Moldmaq – Joinville-SC
3° Luis F. Tiso - Mafra Ferramentaria – Joinville-SC
Os vencedores receberam certificado de reconhecimento e valores que poderão ser usados como descontos em cursos do SENAI. Serão R$ 5mil, R$ 3 mil e R$ 1,5 mil, para primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente, em cada categoria.
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