O setor de eventos está preparado para a retomada, principalmente as feiras de negócios, afinal, somos indutores da economia. Há meses, o setor se prepara para esta retomada, e criou diferentes protocolos de segurança sanitária, o último elaborado por Ubrafe, Sindiprom, Abeoc e Abrace abrange diversas medidas de higiene e foi aprovado pelo Corpo Médico do Hospital das Clínicas e está em apreciação na prefeitura de São Paulo.
E dentro desta perspectiva foi criada a Expo Retomada, feira idealizada para ser o evento modelo, com aplicação de todos os protocolos de segurança e foco na geração de negócios para as empresas dos setores de eventos e turismo, tão fortemente atingidas por esta crise do coronavirus.
O evento agendado para ocorrer presencialmente nos dias 13 e 14 de outubro de 2020 no São Paulo Expo e nesta quarta-feira, 12 de agosto ocorreu a Live de lançamento da feira contando com a participação de vários representantes do setor para discutir amplamente os futuro das feiras de negócios.
Abaixo apresentamos um resumo do evento online, considerando principalmente o ponto de vista do expositor, acompanhe:
Quem somos nós?
Ao logo dos últimos meses estamos acompanhando as lives do setor de eventos e vimos o desconhecimento das autoridades governamentais (atuais e anteriores) do setor de feiras de negócios. Há um equívoco em considerar as feiras como eventos de turismo ou shows que geram aglomeração de pessoas sem controle, o que é totalmente inverso da realidade das feiras de negócio, uma vez, que o business é justamente o controle do acesso, para ter o cadastro dos participantes. Na verdade, quanto mais o promotor da feira souber da vida deste participante, os visitantes principalmente, maior valor terá o evento, sendo assim, as autoridades da saúde que pedem por um controle de pessoas podem ficar despreocupadas.
Durante o 2º painel do evento - Dilemas para Feiras e Congressos – Abdala Jamil Abdala, presidente da UBRAFE - União Brasileira dos Promotores de Feiras destaca o papel das feiras de negócios: “Nós somos geradores de turismo, riquezas, empregos neste país! Somos indutores do turismo.” A entidade tem um papel importante na representação do setor, tanto por reunir as promotoras das feiras, como agora mais recente, os pavilhões de exposições.
Quando será o retorno?
A cidade de São Paulo é a maior agregadora das feiras de negócios, por isto, a importância da negociação da Ubrafe com a prefeitura. Com isso, destacamos a informação passada pelo presidente da Ubrafe sobre as negociações para a retomada dos eventos, que a princípio será dia 12 de outubro de 2020. Entretanto, o governo municipal apesar de ciente, ainda não liberou os alvarás de funcionamento dos pavilhões, o que impede a promoção de qualquer evento.
Para os organizadores é um sinalizador de que as feiras não poderão retomar até meados de novembro na capital paulista, uma vez que, para a realização de um evento deste tipo é necessário que as aprovações ocorram, pelo menos, com 90 dias de antecedência.
Porém, há boas novas vindo por aí! Abdala expôs os bons resultados de recente reunião realizada com o Secretário Chefe da Casa Civil da prefeitura paulista, Orlando Faria, em que ficou combinado do secretário levar o pleito do setor de feiras, para ser rapidamente apreciado, pelo secretário da saúde juntamente com o comitê de crise. Assim, se retoma a esperança do breve retorno das feiras de negócios.
A união faz a força
No último painel do evento - Exposição da nova realidade na montagem de cenografia, estandes e tendências na demonstração de produtos nas feiras – moderado pelo Diretor Executivo da ABRACE (Associação Brasileira de Cenografia e Estandes), Paulo Passos, contou com a participação do Diretor da São Paulo Expo Convention Center (GL Events), Daniel Galante que expôs de forma muito positiva, o maior ganho nesta “gestão de crise” do setor de feiras e eventos, que foi a união das entidades do setor fomentando o diálogo dos diferentes elos desta cadeia produtiva. O que abre espaço para melhorar as dinâmicas dos trabalhos e até a redução do custo ao expositor.
Outro destaque do painel foi do Diretor da JA Promoções & Eventos, João Neto, que contou sua experiência na participação da montagem dos hospitais de campanha na capital paulista, enaltecendo as competências do profissional de eventos, no que tange a saber trabalhar com processos ágeis, Paulo Passos complementa falando da resiliência desse profissional.
Mitos e Verdades
O interessante da fala do João Neto, foi saber que, por exemplo, o uso do carpete não é nenhum proibitivo nas feiras, que com ou sem, a questão está na limpeza do chão, e do portal de sanitização que é usado pela indústria alimentícia, pouco terá efeito no mundos eventos, e que já é questionada sua eficácia nos usuários do transporte público, por exemplo.
E como serão as feiras?
A arquiteta Leila Bueno, vice presidente da Associação Brasileira de Cenografia e Estandes Membro - Abrace passou um recado bem interessante sobre a tendência das feiras em tornar o evento uma grande experiência.
Aqui no Feiras Industriais entendemos que os estandes, independente do material a ser utilizado, será pensado para propor mais conversa entre as pessoas.
Ao final da live, foi apresentado a planta da Expo Retomada, elaborado pelas associados da Abrace, tendo como premissa o respeito aos protocolos, espaço para apresentação de palestras (parte híbrida do evento), corredores largos, estandes padronizados (a intenção é ter empresas de eventos que tragam novidades para o mercado).
Promoção
A Expo Retomada foi idealizada pelos empresários Paulo Otavio Almeida, o P.O e Fernando Lummertz e conta com o apoio e engajamento das principais instituições ligadas à indústria, como Ubrafe, Ampro, Abeoc Brasil, Abracce, Abrafesta, Alagev, MPI Brasil e Sindiprom-SP.
Conta com o apoio voluntário de vários fornecedores de feiras e eventos que irão trabalhar para que o evento se torne modelo e inspiração para as futuras feiras.
SERVIÇO
EXPO RETOMADA 2020
Datas: 13 e 14 de outubro de 2020
Horário: das 14h às 20h
Local: São Paulo Expo
Endereço: 1,5, Rod. dos Imigrantes - Vila Água Funda
Detalhes e credenciamento: www.exporetomada.com.br