Em coletiva de imprensa realizada no dia de hoje (11 de setembro), o governador paulista João Dória, anunciou que pela primeira vez, todo o estado de São Paulo está na fase amarela, para que os eventos retornem é preciso evoluir para a fase verde.
O impacto direto ao setor de feiras e eventos foi o anuncio que as alterações do Plano São Paulo para evolução de fase passarão a acontecer uma vez por mês e não quinzenalmente como estava ocorrendo, com isto, a previsão do retorno das feiras anteriormente previsto para 12 de outubro ficará para a partir de 6 de novembro, uma vez que para realização de shows, festivais e outros tipos de eventos como as feiras de negócios a classificação do estado precisa estar por 28 dias contínuos na fase verde.
O setor de feiras de negócios e eventos estão agonizando há meses parados quase totalmente, uma vez, que algumas iniciativas de eventos online estão em sendo realizadas para movimentar as empresas de diferentes cadeias produtivas, mas nem de perto, movimenta este importante setor gerador de milhões de empregos, que somente no ano passado em 2019 movimentou o equivalente a 4,6% do PIB nacional. Clique aqui e acompanhe o webinário promovido pelo portal Feiras Industriais onde este tema foi longamente tratado.
As entidades do setor estão em constante movimento trabalhando com a câmara dos vereadores para buscar alternativas, como a promoção de audiências públicas chamando para a conversa direta com a COVISA órgão da prefeitura de São Paulo que trata da liberação dos alvarás de funcionamento. E neste capítulo foi publicada nesta semana, uma portaria que regulamenta novos procedimentos na expedição de alvará para eventos temporários em São Paulo, a intenção é atualizar as exigências na expedição do alvará para eventos para quando o setor entrar na fase verde que poderá acontecer em breve. Para se aprofundar no tema, recomento a leitura do artigo publicado pelo advogado, Ricardo Lyrio Sevenco.
Nós do Feiras Industriais continuamos na promoção das feiras e eventos das indústrias acreditando nesta excelente e eficaz estratégia de promoção de vendas, por isto, também endossamos o movimento que promoverá, neste domingo, 13 de setembro, uma grande passeata organizada de forma a respeitar todos os protocolos de distanciamento social, mas registrando a indignação de um setor que está parado há 165 dias.
Eliane Bastos
Editora do portal Feiras Industriais