Setor de serviços é crucial na jornada para a recuperação econômica e o avanço industrial

Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência. Ao continuar a navegar, você está de acordo com isso. Para saber mais, acesse: Política de Privacidade.

Terça, 12 Julho 2022 15:45

Setor de serviços é crucial na jornada para a recuperação econômica e o avanço industrial

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

*Por Claudia Guimarães

Depois de passar por diversas retrações desde 2020 devido à pandemia, o setor de serviços está retomando sua força e desponta como um dos principais pilares da economia nacional. Combinado com o avanço da digitalização, na parte industrial, o segmento está se fortalecendo ainda mais. A área que chamamos de field services (serviços de campo) tem ganhado maior nível de relevância nos últimos dois anos, sendo essencial para a retomada dos negócios após um período tão conturbado. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o setor de serviços cresceu 10,9% em 2021 no país. Essa é a maior taxa para um acumulado de janeiro a dezembro desde o início da série histórica, em 2012. A indústria tem um papel fundamental nesse crescimento. Isso porque, com a retomada e expansão do segmento, o Purchasing Managers Index (PMI) Composto do Brasil – que informa sobre as condições de negócios atuais para a tomada de decisão das empresas na manufatura – no mês de março, por exemplo, chegou ao nível mais elevado desde janeiro de 2010. 

É por isso que os serviços se tornaram o centro dos negócios em boa parte das empresas. Com as pessoas cada vez mais conectadas, a digitalização se expandindo e novas demandas  surgindo – como a velocidade do processamento de informações e a eficiência nos segmentos produtivos –, o segmento se tornou crucial para ganho de escala e competitividade. 

No cenário atual, toda a inteligência e conectividade das soluções permitem entregar ao cliente uma experiência muito maior do que somente vender um produto. Antes, as companhias vendiam soluções e os serviços eram oferecidos como complemento, o que não cabe mais quando falamos em termos de competitividade.

Nas linhas produtivas, questões relacionadas à segurança operacional aliadas a agilidade necessária na realização de manutenções com a possibilidade de intervenções remotas, vem ganhando força dentro das empresas, fomentando ainda mais o setor de serviços. Afinal, além da conhecida fabricação de produtos e equipamentos, as empresas precisam cada vez mais oferecer suporte de qualidade, treinamento e planos de manutenção das soluções adotadas em cada projeto.

Nesse sentido, destacam-se as soluções que oferecem a execução de serviços remotos, obtenção de dados em tempo real e o ganho sustentável. Essas tecnologias trazem mais segurança — tanto física (menor exposição à riscos pelos operadores) quanto cibernética —, maior assertividade no processamento de dados e maior competitividade em um mercado que exige cada vez mais ações sustentáveis. 

Podemos dizer que esse ganho tecnológico trouxe grandes aprendizados para o setor e novas necessidades que devem ditar o que vem pela frente. Além disso, tem impulsionado a indústria e, consequentemente, a economia nacional como um todo. Exemplo disso é que, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve crescer 1,1% em 2022, segundo projeção feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A instituição aponta, ainda, que essa alta deve ser puxada principalmente pelo setor de serviços, com um aumento previsto de 1,8% neste ano.

Acredito que, com planejamento e com um olhar cada vez mais estratégico para a transformação digital, os serviços remotos e as soluções para executar os diferentes tipos de intervenções podem ganhar espaço ainda maior nas companhias e entregar mais resultados.

Com todos os desafios que enfrentamos nos últimos dois anos, entramos em uma nova era e este novo momento requer mais tecnologia, mais eficiência e serviços como pontos cruciais em cada estratégia.

Claudia Guimaraes SchneiderElectric

* Claudia Guimarães é diretora de Field Services da Schneider Electric Brasil.

Fonte : Assessoria de Imprensa

Tenha o calendário das feiras industriais em pdf no seu email - Comprar Agora -
Clique aqui e acesse nossa base de dados.
Assine nosso Newsletter e receba as notícias e agenda das feiras no seu e-mail.

Visto 801 vezes Última modificação em Terça, 12 Julho 2022 16:05
Redação

Eliane Bastos
Consultora de Marketing da Ello Consultores
Publisher no portal Feiras Industriais
Blogueira no Marketerapia

 

Promoção Ello Consultores

Ello Consultores logo

Especialista em Marketing Industrial 

Consultoria Estratégia de desenvolvimento de conteúdos para atração e retenção de clientes.

Agende uma consulta

www.elloconsultores.com.br

Curso Marketing para Feiras

curso mkt feiras

Assine nossa Newsletter

Top