O que esperar da inovação em 2023?
Segunda, 09 Janeiro 2023 17:42

O que esperar da inovação em 2023?

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

inovacao23

Executivos enumeram os avanços da pós pandemia e se mostram otimistas para o próximo ano

O Brasil ocupa a posição 54 do Índice Global de Inovação 2022, que analisou dados de 132 países. Suíça, Estados Unidos, Suécia, Reino Unido e Holanda formam o Top 5. Já na análise da região que compreende América Latina e Caribe, o Brasil aparece em segundo lugar, atrás do Chile e à frente do México. Trata-se de um bom sinal, já que no estudo anterior o país aparecia em quarto lugar.

A recente análise mostra que, enquanto a pandemia de Covid-19 acelerou processos de inovação, a recessão econômica que se seguiu não levou a cortes expressivos de investimento em P,D&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação) -- como historicamente era de se esperar.

Desde que a ONU (Organização das Nações Unidas) incluiu a inovação na Agenda 2030, como parte dos objetivos de desenvolvimento sustentável, esse tema vem ganhando força na mídia e nas empresas.

De acordo com o especialista em inovação Rodrigo Miranda, diretor de operações da consultoria internacional G.A.C. Brasil, há motivos para ser otimista quanto aos rumos que a inovação deve tomar em 2023. “O mundo está vivendo duas grandes linhas de inovação. De um lado, a tecnologia voltada para inteligência artificial, aprendizado de máquinas (machine learning), internet das coisas (IoT) e indústria 4.0. De outro, o ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) como fator chave na geração de impactos positivos e sustentáveis, em todas as frentes do negócio”.

Miranda diz que os últimos dois anos demonstraram como os gastos com inovação são, cada vez mais, vistos e entendidos como investimentos que trazem benefícios reais. Seja atendendo as necessidades da sociedade, dos clientes ou dos colaboradores das empresas, ou alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. “Quanto às tendências, destacam-se a digitalização das indústrias e o ESG -- ou até mesmo a junção dessas frentes sendo aplicadas, por exemplo, no agronegócio. Esta já é uma realidade e ganhará ainda mais força nos próximos anos”.

Na opinião de Cleyton Castro, finance lead do SynTech Research Group, apesar das incertezas no planejamento de 2022, consequência da Covid-19, este ano termina com saldo surpreendentemente favorável, com a rápida consolidação de inovações necessárias que se esperava que apresentassem resultados no médio prazo. Essa antecipação de resultados foi muito positiva.

O executivo ressalta a constante busca para oferecer a melhor performance e agregar valor nos serviços que oferece aos clientes, além de contar com o envolvimento dos colaboradores nas transformações internas trazidas por meio da inovação. Castro se mostra otimista em continuar avançando nessa frente e com perspectivas positivas para o próximo ano. “Além de inaugurar um novo laboratório de análises químicas em Piracicaba (SP), em 2023 devemos continuar investindo em inovações tecnológicas, equipamentos e instalações, para oferecer o que há de mais atual no segmento de serviços de avaliação e desenvolvimento de produtos para a agricultura”.

Já o diretor de P,D&I da HTM Eletrônica, Carlos Renato Pitarello, vê 2022 como um ano altamente desafiador -- principalmente devido aos desdobramentos da pandemia, guerra entre Rússia e Ucrânia, inflação alta (acumulando 5,90% até o mês de novembro), instabilidade econômica, eleições com cenário de polarização política e Copa do Mundo. “Temos muito claro que cenários desafiadores precisam ser enfrentados e superados através de ações e soluções inovadoras. Sendo assim, trabalhamos mais intensamente este ano com a inovação em cinco verticais: modelo de negócios, processos, cultura, pessoas e produtos”.

Pitarello conta que intensificaram o processo de transformação digital e people change, promovendo seis workshops e mais de 180 horas de capacitação com grande parte dos colaboradores. Também criaram formalmente a área de Inovação dentro da empresa, realinharam o planejamento estratégico, lançaram novos produtos com tecnologia de conectividade -- embarcando mais inteligência e iteração para os usuários em seu aplicativo próprio. Das tecnologias habilitadoras utilizadas nos processos de inovação, destacam-se: IoT, inteligência artificial (com algoritmos de machine e deep learning para diversos fins), geolocalização, sensoriamento remoto e big data.

Em 2023, Pitarello diz que devem continuar investindo em soluções inovadoras, que agreguem real valor aos clientes -- o que implica em apostar cada vez mais em user experience (UX, experiência do usuário) e em produtos e serviços que tenham impactos sociais positivos e com a sustentabilidade em foco. “Nossa ideia é cada vez mais nos tornarmos um grande ecossistema de inovação em saúde e bem-estar, onde todos tenham voz e participem dos processos de inovação”.

Para o consultor de inovação Rodrigo Miranda, é evidente que a inovação tecnológica, sobretudo através da transformação digital e do ESG, ganhou ainda mais força no Brasil em 2022 e, apesar das adversidades, a prática da inovação foi uma importante ferramenta para o crescimento econômico do país e das empresas que a aderiram. “Essa tendência deve se consolidar em 2023, com o constante crescimento do desenvolvimento de tecnologias emergentes, inspirando os executivos e acenando com avanços através do investimento em P,D&I”.

  

 

ANUNCIE

 

 

 

 Fonte : Assessoria de Imprensa


calendario feiras 

Tenha o calendário das feiras industriais 2023 em pdf no seu email.
Clique aqui e acesse nossa base de dados.
 Assine nosso Newsletter e receba as notícias e agenda das feiras no seu e-mail.

 Assinatura ao Portal Feiras Industriais

?
Visto 1394 vezes Última modificação em Segunda, 09 Janeiro 2023 17:51
Redação

Eliane Bastos
Consultora de Marketing da Ello Consultores
Publisher no portal Feiras Industriais
Blogueira no Marketerapia

 

Promoção Ello Consultores

Ello Consultores logo

Especialista em Marketing Industrial 

Consultoria Estratégia de desenvolvimento de conteúdos para atração e retenção de clientes.

Agende uma consulta

www.elloconsultores.com.br

Curso Marketing para Feiras

curso mkt feiras

Assine nossa Newsletter

Top