Mais de 370 expositores de todo Brasil marcaram presença na ABUP Show, feira realizada em fevereiro para conectar artesãos e empresas com lojistas que encontram na capital paulista a oportunidade de realizar suas compras no formato one stop shop
A cada ano o brasileiro reafirma o seu legítimo apreço por cuidar e valorizar a casa. E entre utilidades domésticas e itens de cama, mesa e banho, o artesanato decorativo segue como uma arte pungente que, por meio das diversas formas derivadas de técnicas que criam objetos com materiais como a argila e madeira, permite ao artesão exteriorizar sua criatividade, referências e crenças através de peças que denotam a diversidade cultural presente de norte a sul do país.
E se engana quem minimiza a força do artesanato no Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a força do trabalho realizado pelos brasileiros, através de suas mãos, movimenta um volume aproximado de R$ 100 bilhões ao ano, em um montante que representa em torno de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Para a ABUP – Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes –, esse volume tem potencial para amplificar ainda mais e, por isso, há 30 anos dedica-se para desenvolvimento do mercado. “Nascemos do propósito de estimular o artesanato dentro do segmento de decoração e temos plena confiança do êxito que logramos nessas décadas”, afirma Jamil Rima, presidente da ABUP.
O resultado é comprovado pelo sucesso da recente da ABUP Show, feira realizada entre os dias 2 e 5 de fevereiro, na capital paulista. Voltada para o segmento B2B, lojistas de todo país se deslocaram até o Distrito Anhembi para conferir as novidades apresentadas por mais de 370 expositores. “Embora, com o passar dos anos, a ABUP tenha abraçado a capilaridade da indústria de utilidades domésticas, seguimos com o mesmo empenho de apoiar o artesão que, em geral, se classifica como empreendedores de pequeno e médio porte”, avalia Gilberto Agrello, diretor de relações internacionais da ABUP.
O evento que reuniu todos os setores de Utilidades Domésticas, que concentra a grande indústria, CAMEBA, nomenclatura para itens de Cama, Mesa e Banho entre empresas de grande e médio porte, e Decoração, que agrega pequenos e médios artesãos. “Com a organização concentrada nessas três vertentes, oferecemos aos lojistas a oportunidade de fechar negócios ao estilo ‘one stop shop’. Isto é, em um único espaço ele consegue transitar por suas áreas de interesse e levar as novidades para seus comércios”, descreve Agrello.
De acordo com ele, a concentração em um único ponto, simplificando o trânsito do comprador para o fechamento dos seus pedidos, é um dos objetivos que fazem da feira da ABUP uma grande referência para o mercado.
Vitrine para os segmentos: os lançamentos de utilidades domésticas e CAMEBA
O presidente da ABUP destaca a relevância de promover a feira logo no início de cada ano. “Tanto para os clientes que buscam os itens para as funções da casa, fabricados pela indústria de UD, como para os voltados para os itens de cama, mesa e banho, essa é a oportunidade para exporem seus lançamentos e elaborarem uma janela de produção para 2025 que acompanhará o ritmo das vendas fechadas na ABUP Show”, destaca Rima.
Um olhar preciso para o setor de decoração
Com uma amplitude de produtos com o forte viés artesanal e manual, o diretor de relações internacionais reforça o papel vital que a ABUP desempenha no crescimento dos profissionais dedicados à produção artesanal de itens destinados para a decoração das casas. “O Brasil tem um universo de 8 milhões de artesãos, conforme apurado pelo IBGE, que desenvolvem a sua arte em diferentes cenários. Todos começam com uma manufatura em pequena escala e a necessidade de se formalizarem no exercício da profissão e se tornarem conhecidos no mercado”, relata Agrello.
Desde o início, até os dias atuais, a associação sempre se ocupou em proporcionar visibilidade para que esses artistas independentes pudessem crescer em seus campos de atuação. Em todas as edições, a feira abre espaço para que nomes expoentes do design brasileiro apresentem suas criações dentro do Projeto Design Autoral, com curadoria da ABUP, e dos projetos Alma Brasileira e Projeto Célula, sob a tutela da artista plástica Cris Rosenbaum.
Cooptar como elo entre os artesãos ao mercado é o resultado de um intenso trabalho que vai desde a formalização, com a abertura de uma MEI ou microempresa, até o planejamento de produção do seu estoque. “Em geral, o artista tem o seu foco nas vendas para o consumidor final, muitas vezes em pequenas feirinhas que não demandam um volume expressivo para pronta entrega. Entretanto, para chegar até a ABUP ele já passou pelas etapas de crescimento que o permitem expor e fechar suas vendas em uma escala maior”, explica o diretor de relações internacionais da ABUP.
E embora esses profissionais não alcancem um volume de produção significativo de cada linha, uma vez que se trata de objetos elaborados artesanalmente, para os lojistas que visitam a ABUP a beleza também na percepção da exclusividade, já que possivelmente essas aquisições não serão vendidas por seu concorrente.
“Uma vez que essas criações não atingem a elaboração em larga escala, o lojista leva para seu negócio a essência da exclusividade que se torna um diferencial. O consumidor sente a satisfação de ter adquirido um item artesanal que carrega as habilidades, inspiração e o estilo do criador que assina a peça”, explica o presidente da ABUP, que completa afirmando que pequenos artesãos que iniciaram suas jornadas como microempreendedores nas edições passadas, atualmente já alcançaram o status de marcas de prestígio e caminham rumo ao crescimento.
Apoio para o crescimento dos artesãos
Além dos projetos citados acima, a ABUP recebeu nessa edição da feira, pela terceira vez, o programa Mãos e Mentes Paulistanas, comandado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Trabalho da Prefeitura de São Paulo. Com o propósito de fortalecer os empreendedores artesanais e manuais, atualmente a iniciativa conta com 8500 profissionais que recebem o apoio para crescerem economicamente por meio de formações e a presença em feiras.
Na edição 2025 da ABUP Show, 12 habilidosos artesãos que trabalham com cerâmica, macramê, arranjos florais e sobras de madeira derivadas de madeireiras da região do Brás, de demolição ou descarte, foram selecionados para compor o estande e revelarem, pela primeira vez, suas obras.
Para conferir in loco, uma comitiva da Prefeitura de São Paulo, composta pelo Secretário Rodrigo Goulart e o Secretário-adjunto Armando Júnior. Em companhia dos diretores da ABUP, ambos conheceram a composição da ABUP Show e os expositores do Mãos e Mentes Paulistanas. “A feira é uma importante oportunidade de crescimento e fomento dos negócios”, avalia Goulart. Conforme dados levantados pela ABUP, 23% dos participantes no setor de artesanato correspondiam à empresas com base na cidade de São Paulo. “Esse percentual é relevante, pois corresponde a praticamente um quarto do total de expositores”, pontua Grello.
Para Anna Lúcia Augusto Salsa, expositora selecionada para o Mãos e Mentes Paulistanas na feira, sua presença foi um divisor de águas no trabalho que exerce com a utilização de MDF cortado à laser para a execução de mandalas e esculturas 3D. “Faço parte do projeto há três anos e foi fascinante estar aqui com em um coletivo de artistas autorais e essa experiência aqui na ABUP me permitiu contatos que mais para frente poderão se concretizar em bons negócios”, pondera.
A publicitária e artesã Fabiola Arantes compartilha da avaliação trazida por Anna e entende que estar em uma feira da magnitude da ABUP é um avanço em sua trajetória, pois o maior acesso do pequeno artesão está nas feiras voltadas para o consumidor. “A parceria nos permite ser visto pelo mercado para que possamos crescer. É importante que reconheçam que a indústria do artesão também é próspera e única e estou certa de que abri excelente conversas que continuarei após o evento. Como escolhida, só tenho a agradecer pela oportunidade”, diz ela que desenvolve arranjos florais com arte regenerativa que desidrata e preserva as espécies.
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Sobre a ABUP – Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes
Com sede em São Paulo, a ABUP – Associação Brasileira de Empresas de Utilidades e Presentes – é uma associação sem fins lucrativos formada por um grupo de empresas que atuam no segmento CASA, há 3 décadas. No esforço de crescimento e superação contínuos, proporciona um intercâmbio de ideias e relacionamentos, incentiva e estimula o empreendedorismo de seus associados. Através de suas iniciativas, realiza eventos, os mais importantes salões de negócios nacionais do setor, impulsiona seus expositores de forma internacional e contribui para o crescimento da economia brasileira.
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