Presidentes do IBP e da Petrobras reforçam sinergia com o desenvolvimento da indústria naval e apresentam o Mapa de Estaleiros do Brasil
Sexta, 26 Abril 2024 14:22

Presidentes do IBP e da Petrobras reforçam sinergia com o desenvolvimento da indústria naval e apresentam o Mapa de Estaleiros do Brasil

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

IBP

Roberto Ardenghy, presidente do IBP, destacou que a ferramenta visa proporcionar uma visão abrangente e atualizada da infraestrutura naval do País

Em evento realizado nesta manhã, no Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e a Petrobras, com apoio do Sinaval, lançaram o Mapa de Estaleiros do Brasil, parte da iniciativa integrada entre os setores de petróleo, gás, energia e naval para levar informações abrangentes e atualizadas sobre a infraestrutura dos estaleiros e projetos no País de forma acessível e disponível ao mercado. O Mapa de Estaleiros pode ser acessado aqui.

“Em meio à retomada da atividade naval, a colaboração entre a indústria de petróleo e gás e o setor naval se fortaleceu para promover transparência e impulsionar o desenvolvimento da infraestrutura brasileira e o mapa é uma das iniciativas. Uma ferramenta colaborativa e um esforço conjunto entre o IBP, a Petrobras e o Sinaval, em uma importante aproximação intersetorial que permite uma visão ampla e atualizada do setor", aponta Ardenghy.

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, reforçou que o Mapa dos Estaleiros é um primeiro passo para avançar no debate sobre temas como conteúdo local e da indústria naval brasileira. Nesse contexto, a demanda da Petrobras é um pilar fundamental. O executivo avalia que o Mapa atende a necessidade de apresentar esta infraestrutura dos estaleiros nacionais para o mercado internacional em sinergia com a demanda firme da Petrobras e a implementação de uma política de governo.

curso mkt feiras

 

“A indústria naval é relevante em escala global, não é antiquada. Noruega e Espanha tiveram ciclos relevantes na indústria naval, bem como os japoneses e coreanos com fortes investimentos em estaleiros. O Brasil está retomando sua posição na rota do crescimento do setor naval”, analisa Jean Paul Prates.

Pedro Alem, Gerente Executivo de Áreas Terrestres, Águas Rasas e Política Industrial no IBP, apresentou a ferramenta com os seus objetivos e propósitos. Ele destacou que o mapa é um instrumento vivo e interativo em atualização constante. Alem mencionou que este é um painel intuitivo com oportunidade para filtrar a pesquisa por estaleiros aptos para produzir FPSOs ou mostrar seus dados, como posição geográfica, capacidade de movimentação de aço e porte. “Esta é uma ferramenta que permitirá aos armadores, petroleiras e investidores conhecer toda infraestrutura dos estaleiros no Brasil”, ressaltou.

 

Assine Newsletter


 

Investimentos no setor
Jean Paul Prates acrescentou que o plano estratégico da Petrobras contempla R$ 500 bilhões e geração de 280 mil empregos por ano até 2028. Inclui construção de plataformas offshore com módulos até 3 vezes maior que as atuais, como a P-80 e a P-83. Prates indica que são sete FPSO em fase de estudos e 3 estaleiros que já estão com elevada demanda neste momento.

O plano de revitalização de ativos da empresa terá foco em 23 plataformas e mais 40 para desmontar. Tem estimativa de encomenda de 200 embarcações de apoio para incrementar a frota a partir de 2028. Devem ser construídos até 38 navios de apoio marítimo mais moderno, com propulsão hibrida e redução de emissões.

Prates ainda anunciou uma rodada de negócios na OTC, em parceria com o IBP, para fornecedores brasileiros alcançarem o mercado global, além de possibilitar o diálogo com investidores e organizar visitas técnicas deles no Brasil para que conheçam a infraestrutura nacional de estaleiros.

O evento, com patrocínio da Triunfo Logística, também contou com a presença de representantes do Fundo da Marinha Mercante (FMM), Abimaq, ANP, Abemi, BNDES, Abespetro, Deputado Federal Alexandre Lindenmeyer e Deputada Federal Celia Jordão.


Fonte: Assessoria de Imprensa


 

calendario    

A edição 2024 do calendário reúne mais de 200 feiras industriais, 
a aquisição dá acesso a Assinatura Moderada com mais benefícios:

1. Atualização do calendário trimestralmente
2. Guia do Expositor
3. Acesso a base de dados online 

  

Após o pagamento você será direcionado a uma página exclusiva para download dos documentos

Visto 392 vezes Última modificação em Sexta, 26 Abril 2024 14:31
Redação

Eliane Bastos
Consultora de Marketing da Ello Consultores
Publisher no portal Feiras Industriais
Blogueira no Marketerapia

 

Promoção Ello Consultores

Ello Consultores logo

Especialista em Marketing Industrial 

Consultoria Estratégia de desenvolvimento de conteúdos para atração e retenção de clientes.

Agende uma consulta

www.elloconsultores.com.br

Curso Marketing para Feiras

curso mkt feiras

Assine nossa Newsletter

Top