BCB São Paulo mostra diversidade da coquetelaria brasileira em edição histórica

Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência. Ao continuar a navegar, você está de acordo com isso. Para saber mais, acesse: Política de Privacidade.

Segunda, 26 Junho 2023 15:53

BCB São Paulo mostra diversidade da coquetelaria brasileira em edição histórica

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

BCB 2023

 

A 3ª edição do BCB São Paulo refletiu o interesse do mercado de coquetelaria em fomento de negócios, desenvolvimento, atualização e conhecimento. O evento, que reúne algumas das principais marcas nacionais e estrangeiras de destilados, atraiu 6133 profissionais visitantes nos dias 5 e 6 de junho, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. O número representa um crescimento aproximado de 27% em comparação com o ano passado.

 

“O BCB, mais uma vez, proporcionou o contato com novos produtos e profissionais que são referência no mercado mundial, além de unir ainda mais a classe com dois campeonatos importantes. O crescimento foi tamanho que tivemos que buscar um lugar maior para a realização e toda essa estrutura e qualidade ajudou a atrair marcas como a AMBEV, que participou pela primeira vez”, explica Daniel Pereira, gerente do BCB São Paulo.

 

A variedade de produtos e lançamentos foi um dos principais pontos da edição 2023. Entre os destilados, whiskies, licores, gin, vodcas, tequilas, fernet e até coquetéis como Fitzgerald e Negroni engarrafados tiveram destaque. Foi possível também conferir receitas, conteúdos, tecnologias e conhecer startups de aceleração de marcas e sistemas de gestão em demonstrações nos estandes. 

 

Expositores:

Murilo Marques, Gerente de Brand Experience da Campari, revelou que a marca trouxe muitos conteúdos inovadores pensando no público, formado por profissionais de bares e restaurantes. “Apresentamos informações, maquinários, técnicas, inovações para continuarmos nessa constante evolução, tudo isso capitaneado por Campari Academy. Trouxemos drinks inovadores, como os servidos diretamente de um barril pressurizado, e o lançamento do Haller Red, nosso bubble infusionado com banana natural”.

 

Brown Forman contou com estande próprio para uma das principais marcas, a Jack Daniels, com espaço dedicado à história da empresa com sete segredos. “Apresentamos uma carta maior, com alguns testes e inovações com drinks mais defumados, incluindo opções com bacon vegano. Estamos testando, além dos clássicos Jack And Coke, MaracuJack, Jack Kane Lemonade, algumas outras coisas. O feedback que recebemos foi muito positivo”, conta Giuliano Odone, Diretor de Marketing. 

 

A expositora também promoveu o lançamento de Fords Gin, London Dry Gin clássico, com a presença do criador, Simon Ford, um dos nomes mais conhecidos da coquetelaria mundial.

 

Reconhecida internacionalmente, a Bacardi focou em produtos como o gin Bombay Sapphire e a vodka Grey Goose. “É importante estar no BCB porque isso fortalece a relação com os parceiros. Eu vejo o evento como uma feira comercial e nossa prioridade é reforçar o relacionamento, apresentar nossas marcas e drinks. Os visitantes procuraram produtos variados em nosso estande”, conta Gonzalo Olazabal, gerente de marketing da Bacardi.

 

Tradicional destilado, a cachaça teve maior destaque nesta edição e contou com espaço exclusivo organizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Cachaça (IBRAC) para apresentação de cinco marcas: Weber Haus (RS), Cachaça Meu Garoto (PA), Cachaça Magnífica de Faria (RJ), Cachaçaria Ituana (SP) e Cachaça 1922 (SP). “A presença do IBRAC nesta edição do BCB São Paulo viabilizou a participação de cinco produtores de quatro estados diferentes, que puderam promover seus produtos para um público qualificado, além da prospecção de clientes e de negócios para o setor da Cachaça. O evento ainda contou com um significativo networking para o fortalecimento e a troca de contatos entre produtores e compradores”, afirma Júlia Ohana, Coordenadora de Promoção e Ações Institucionais da entidade.

 

No local, também foi realizada a primeira edição do Campeonato Rabo de Galo no BCB São Paulo. O torneio, que avalia a melhor releitura da famosa receita, sucesso nos botecos e que tem ganhado espaço na alta coquetelaria, reuniu 31 bartenders. O vencedor foi Fernando Spolaor, com a versão que leva cachaça Weber Haus de amburana, técnica de filtragem com leite no vermute tinto, vinho do porto branco e o xarope Litha, feito de mel com curry. Na avaliação de equipe, quem levou o troféu foi a Cachaça Flor das Gerais.

 

Diageo contou com três estandes para apresentar seu portfólio de bebidas, que inclui Johnnie Walker, Bailey´s, Tanqueray, Smirnoff, Don Julio, Ciroc, Buchana´s, J&B e Ketel One, entre outras, e também levou ao evento a fase final da etapa nacional do maior campeonato da coquetelaria mundial, o World Class Competition.

 

A competição teve como melhor bartender do ano Vitória Kurihara, do Duq gastronomia, de Curitiba (PR). Ela irá representar o Brasil na etapa mundial que voltará a ser realizada no país após dez anos, entre os dias 23 e 27 de setembro. “Seria lindo ter um vencedor brasileiro na final global que acontecerá em São Paulo. E terei o apoio do local em que trabalho e muito mais tempo para treinar e viver a atmosfera do World Class”, disse a campeã. 

 

Visitantes:

O influenciador Mustache marcou presença no evento e acrescentou: “acho muito importante para a indústria, principalmente na coquetelaria, que tem crescido cada vez mais no Brasil e que tem espaço para avançar. Trabalhei um tempo na área, foi onde comecei a gravar meus primeiros vídeos, e tenho um carinho enorme por todo esse meio. Fiquei muito feliz em conhecer um pouco mais das marcas, especialmente aquelas que estão começando a fazer o nome”. 

 

Com dois anos de atuação na coquetelaria, Rand Vinicius Marinho de Souza, conhecido como Rand, bartender e criador de conteúdos, destacou a relevância do BCB como oportunidade de encontro de profissionais que movimentam a coquetelaria e as marcas com produtos de qualidade e também da grade de conteúdos. “Foram importantes por mostrarem que no mercado deve existir um piso de responsabilidade e todos os bartenders devem ter conhecimento sobre a área de trabalho. As palestras foram muito interessantes e trouxeram temas sobre empreendedorismo, atuação e, principalmente, hospitalidade”.

 

Depoimentos de expositores e visitantes podem ser conferidos aqui.

 

Conteúdos:

A programação de conteúdo para a atualização profissional, conhecimento e otimização de técnicas para serem usadas nos balcões contou com uma variedade de assuntos atuais. Com curadoria de Marco De La Roche, diretor de educação do evento, as 26 palestras conduzidas por 42 profissionais brasileiros e internacionais, foram organizadas em dois espaços – Bar Mentoring e Arena de Conteúdo - e buscaram trazer um panorama completo do setor com assuntos voltados para negócios e comercialização, criatividade em receitas e uso de produtos que estão se tornando tendências no mercado.

 

Entre os temas, foi possível conferir apresentações como “Da imaginação ao copo: o papel do processo criativo”, “A cultura etílica e culinária da América Latina pela ótica brasileira”, Como vender drinks de forma assertiva no seu bar”, “Web 3.0 e NFTs – Como se beneficiar dessa rede no universo de bartenders”, “Chat GPTender – Inteligência Artificial no bar”.  Outras abordagens como “Saúde física e mental nos ambientes de bares”, “Harmonizações” e “Como o consumo responsável de álcool pode ser um aliado para o seu negócio” também fizeram sucesso na grade deste ano.  

 

A edição teve os patrocínios da DiageoBacardiCampariAmázzoni GinBeam SuntoriBrown-FormamÁguas PrataeasyICE, parceria do Instituto Brasileiro de Cachaça (IBRAC) e apoio da Associação Nacional de Restaurantes (ANR).

 

O próximo BCB São Paulo já tem data para acontecer. Será nos dias 1 e 2 de julho de 2024, no mesmo local, o Pavilhão da Bienal do Ibirapuera

 

Link do Site: Clique Aqui 


calendario feiras Tenha o calendário das feiras industriais 2023 em pdf no seu email. Clique aqui  e adquira seu exemplar.

 Assine nosso Newsletter pelo Linkedln e receba as notícias e agenda das feiras no seu e-mail semanalmente.

E aproveite para entrar em nosso grupo de WhatsApp.

 Assinatura ao Portal Feiras Industriais

?
Visto 519 vezes Última modificação em Segunda, 26 Junho 2023 16:27
Redação

Eliane Bastos
Consultora de Marketing da Ello Consultores
Publisher no portal Feiras Industriais
Blogueira no Marketerapia

 

Promoção Ello Consultores

Ello Consultores logo

Especialista em Marketing Industrial 

Consultoria Estratégia de desenvolvimento de conteúdos para atração e retenção de clientes.

Agende uma consulta

www.elloconsultores.com.br

Curso Marketing para Feiras

curso mkt feiras

Assine nossa Newsletter

Top