Abertura da Anuga Brazil consolida evento como hub de oportunidades, negócios e conhecimento

Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência. Ao continuar a navegar, você está de acordo com isso. Para saber mais, acesse: Política de Privacidade.

Quarta, 10 Abril 2024 15:21

Abertura da Anuga Brazil consolida evento como hub de oportunidades, negócios e conhecimento

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

Anuga hub

 

Começou nesta terça-feira (9/4) a Anuga Select Brazil 2024, maior feira de alimentos e bebidas das Américas. Com 500 marcas expositoras de 25 países diferentes, e com a expectativa de reunir 16 mil visitantes nos três dias de evento, a solenidade de abertura contou com a presença de autoridades que, em uníssono, sublinharam a força do agronegócio brasileiro e a importância da Anuga para impulsioná-lo ainda mais.

Diretor Geral da Koelnmesse Brasil, organizadora da feira, Beni Piatetzky lembrou que, só no ano passado, a indústria de alimentos e bebidas faturou R$ 1,2 trilhão no Brasil, o que representa 10,8% do PIB do país. “O setor cresce ano após ano, e a gente vem acompanhando de perto esse movimento”, disse. “Mais do que um evento, a Anuga se posiciona como um hub de oportunidades, negócios e conhecimento”.

Além de destacar o amplo espaço de exibição para marcas e lançamentos, Piatetzky destacou a plataforma de conteúdo, com mais de 125 horas de palestras com especialistas do mercado, e parcerias sociais com o Sesc Mesa Brasil, para combater o desperdício de alimentos e elevar a segurança alimentar, e com a Abir (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas), para promover o descarte consciente de embalagens. A novidade para este ano é a aliança com Rondônia, primeiro Partner State da feira.

curso mkt feiras

  

“Estamos muito orgulhosos pela aliança que temos com a Anuga”, afirmou Marcos Rocha, governador de Rondônia, presente à solenidade. Durante seu discurso, ele convidou todos a conhecerem a região, e apontou a crescente produção de alimentos e energia do Estado, mesmo mantendo 60% do território preservado.

Outro destaque da corrente edição da Anuga é a Rodada de Negócios que, em parceria com a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), é a maior já realizada pela feira. São mais de 50 compradores nacionais e internacionais, que demonstraram profundo interesse pelos produtos brasileiros.

“O Brasil é uma potência exportadora. Não somos parte dos problemas globais, mas certamente podemos ajudar com as soluções”, afirmou Jorge Viana, presidente da Apex. “Por isso, estamos levando importadores do agro para cada estado da federação e auxiliando na ampliação dos negócios”.

Roberto Pedrosa, secretário de comércio e relações internacionais do Ministério da Agricultura, seguiu essa mesma linha em sua fala, e comemorou os recordes históricos de exportação do agronegócio brasileiro nos últimos meses, bem como a majoração do Plano Safra, principal programa de crédito rural do governo federal.

Por fim, a presidente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Silvia Massruhá, elencou alguns dos desafios globais que serão discutidos ao longo do evento, como ESG, segurança alimentar, rastreamento da cadeia de produção e transformação digital. “Como estamos atentos às prioridades do consumidor, cujas preferência e hábitos mudaram tanto nos últimos anos, trouxemos produtos que se alinham a essa tendência. São alimentos funcionais, saudáveis, sustentáveis e base vegetal”.

Também estiveram presentes à solenidade de abertura Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e professor emérito da FGV; Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo; Joseph Weiss, cônsul do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo; Luizinho Hirata, presidente do conselho administrativo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo (ABRASEL-SP); Clóvis Polese, diretor geral da Expo Supermercados; Victor Bicca Neto, presidente da ABIR; e Claudia Roseno, Gerente de Assistência do Departamento Nacional do SESC.

De olho em maior público, 14ª edição da ExpoAzeite chega à Anuga Brazil

Na busca por mostrar a qualidade do produto nacional para um maior número de pessoas, a 14ª edição da ExpoAzeite, que acontece junto ao IX Encontro de Olivicultura, está sendo realizada durante a Anuga Select Brazil 2024. A ideia dos organizadores é apresentar de perto os benefícios do azeite para ajudar na conscientização do público e promover o mercado interno.

“Queremos mostrar a qualidade do azeite nacional. Os produtos feitos aqui são de excelência. Apesar do preço ainda ser um pouco mais alto, o custo benefício é muito maior”, explica Patrícia Galasini, presidente da Câmara Setorial de Olivicultura do Estado de São Paulo.

Diferentemente dos produtos importados, que não chegam ao Brasil no mesmo ano da safra produzida (por questões logísticas), os nacionais conseguem chegar rapidamente ao consumidor final. “As características do azeite vão se perdendo com o tempo, logo, o ideal é consumir o quanto antes. O aroma de uma safra nova é muito diferente. Além do tempo, o armazenamento durante o transporte também pode prejudicar o azeite”, completa Galasini.

Entre as marcas que já trouxeram as safras de 2024 ao evento estão a Sabiá, eleita pela segunda vez consecutiva entre os 10 melhores azeites do mundo, e a Morfeu, que possui o Selo Rainforest Alliance, ambas com produção na região da Serra da Mantiqueira.

Melhor para colheita, Purple Gala potencializa benefícios da maçã

Uma mutação espontânea da maçã, com uma pigmentação 100% púrpura, chamou a atenção da empresa Jardim dos Clones. Em uma parceria público-privada com a Embrapa, a companhia apostou na variedade e se tornou a primeira e única a cultivar a Gala full color, nomeada de Purple Gala.

“Como a coloração está presente desde o início do processo, o produtor consegue colher mais cedo e no ponto certo, durando mais quando armazenada na câmara. A coloração também fornece um sabor único, com um maior ganho de benefícios (como a ação antioxidante) para a saúde de quem consome”, explica Ermano Varaschin, sócio diretor da Jardim dos Clones, que participa da Anuga Select pela primeira vez.

Produtos desidratados marcam presença nos pavilhões da Índia e da Malásia

O pavilhão da Malásia e da Índia na Anuga Select Brazil 2024 conta com a participação de quatro expositores que trouxeram produtos já conhecidos no Brasil, mas com diferenciais que acreditam que possam conquistar o mercado brasileiro. Como é o caso das uva passas desidratadas da empresa malaia Badjate Export, que trouxe seus produtos pela primeira vez para a feira.

“Oferecemos todos os tipos de passas. Nossa ideia é trazer mais qualidade para o mercado nacional. As favoritas dos brasileiros são: Round Raisins, Round Size, Round Long Golden Raisins. Já vendemos em países da Europa e esperamos fazer negócios importantes por aqui”, afirma Samyak Badjate, diretor da empresa.

A empresa indiana Aura Foods também aposta em produtos desidratados, como cebola e alho em flocos, em tiras e em pó. Pela primeira vez na feira, o diretor Jay Patel está entusiasmado e acredita que a participação irá gerar bons resultados.

“Esperamos receber a visita de distribuidores e importadores para fechar negócios. Queremos também construir uma boa relação com clientes”, afirma Patel.

Panetone premium e chocolate centenário são destaque no Pavilhão Itália

O Pavilhão Itália na Anuga Select Brazil 2024 está representando este país tão presente no Brasil por conta da imigração italiana. Nos estandes, molhos, massas, panetones e chocolates tradicionais.

Algumas empresas já fazem parte do mercado brasileiro e buscam expansão, mas há também as novidades, como a marca de chocolates Novi, que desembarcou há pouco tempo no país e busca novas oportunidades no mercado brasileiro.

“A Novi é uma empresa italiana com 120 anos. São chocolates de altíssima qualidade, feitos com toda a paixão da Novi. O que mais está chamando a atenção do público brasileiro é o Novi Pistacchio Ripiano, um chocolate ao leite, com creme de pistache e pedacinhos de pistache caramelizados. Queremos fazer muitos negócios. Queremos aparecer e sabemos que aqui é o lugar certo”, afirma Fabiana Leme, gerente de exportação da marca.

Outro produto de destaque no Pavilhão Itália é o Panettone Italiano Fraccaro, iguaria conhecida do brasileiro e que participa da quinta edição da feira no país.

“Estamos aqui em todas as oportunidades porque fazemos ótimos negócios e sempre encontramos novos distribuidores interessados em aumentar a qualidade do produto que eles oferecem aos seus clientes. A nossa expectativa é encontrar novos importadores e clientes e também rever todos os clientes com os quais nós já fizemos parcerias”, diz Paolo Pietrobon, CEO da Fraccaro.

Conceito de comida Halal é apresentado na Anuga Brazil 2024

A palavra Halal no idioma árabe significa “permitido”, “autorizado”, “lícito”, ou seja, está de acordo com as regras estabelecidas pela lei islâmica (Shariah) que rege os costumes e a vida diária dos muçulmanosEsse conceito é aplicado na alimentação, que garante uma cadeia de produção com base em preceitos islâmicos que garantem alta segurança alimentar.

A Halal Zone faz parte pela primeira vez da Anuga Brazil, após ser sucesso na edição alemã. A ideia, segundo os organizadores, é apresentar o conceito ao Brasil, a dimensão de mercado e o nível de reconhecimento, além de gerar conscientização sobre o tema.

“O meu sonho é de criar ano que vem uma coisa muito diferente. Uma rua realmente chamada Halal Zone, onde a gente possa trazer empresas certificadas halal e trazer um público de fora. Aqui é uma semente. Eu tenho uma convicção de que na segunda ou terceira edição, a gente consiga dobrar o volume dessa exposição com diversas empresas e produtos certificados mesmo que pela concorrência”, afirma Dib Tarras, diretor industrial da Fambras Halal,primeira certificadora Halal do país, que atua como um Organismo de Certificação para produtos na América Latina.

O conceito Halal é um mercado mundial de 1,6 bilhão de islâmicos. Com base no Relatório do Estado da Economia Islâmica Global 2023/24, movimentou, em 2022, cerca de US$ 2,29 trilhões (R$ 11,1 trilhões) nos segmentos de alimentação, fármacos, cosméticos, moda, entretenimento e turismo.

Sorvete tem espaço dedicado na Anuga Brazil

O sorvete, uma guloseima adorada por todos, fatura R$ 14 bilhões por ano no Brasil. O número impressiona, mas esconde um enorme potencial de crescimento. Se por aqui, o consumo médio per capita em 2022 foi de 5 litros, em países como Estados Unidos, Austrália e Suécia o consumo médio é de 20, 18 e 14 litros, respectivamente.

É de olho nesses números e nas ótimas perspectivas que a Abis (Associação Brasileira das Indústrias do Setor de Sorvetes) fechou uma parceria com a Koelnmesse, organizadora da Anuga. A feira, este ano, recebe a Estação Sorvetes by Abis, que, entre outras coisas, conta com fabricação e degustação de sorvetes, e ainda oferece informações sobre o setor aos visitantes.

Uma das empresas presentes à Estação Sorvetes é a Top Taylor, representante de 14 marcas e equipamentos de food service. Na Anuga, ela está exibindo máquinas de sorvetes softfrozen e gelato artesanal – os visitantes, claro, podem degustar os sorvetes que ela produz. Segundo Priscila Zeppelin, consultora da empresa, o objetivo é prospectar clientes e gerar negócios. “O movimento está excelente”, disse.

Segundo a Abis, a ideia é que, já em 2025, o espaço se amplie. Nas palavras de Eduardo Weisberg, presidente da Associação, a estação se transformará em uma “ilha” dentro da feira, para otimizar e mostrar uma amostra significativa da cadeia produtiva do setor.

"O nosso objetivo é atualizar e promover de maneira recorrente ações que visam estimular a produção, o crescimento econômico e a prosperidade para os micros, pequenos e médios empresários que atuam no amplo e diversificado universo do sorvete em nosso país", afirma Weisberg.

Parceiro social da Anuga, Sesc Mesa Brasil combate o desperdício de alimentos

Cerca de 500 kg de alimentos foram doados na edição de 2023 da Anuga Select Brazil. Isso aconteceu graças a parceria do evento com o Sesc Mesa Brasil, que também está na feira neste ano e já renovou sua parceria para 2025. “Conseguimos aproveitar muita coisa que foi exposta e não seria mais aproveitada pelos fabricantes, já que isso impactaria em custos de logística e transporte”, conta Cláudia Roseno, gerente de assistência do departamento nacional do Sesc.

O Sesc Mesa Brasil realiza todo processo de captação e transporte dos alimentos. Apenas em 2023, distribuiu 48 milhões de alimentos e outras doações, como produtos de higiene e limpeza. “Vir até a Anuga nos ajuda a divulgar mais a iniciativa. Em 2023, conseguimos novos aliados nessa campanha, tanto de expositores como de visitantes”, encerra Roseno.

Delícias e trabalho social da Sicília

A Usef (União Siciliana de Emigrantes e Família) trouxe à Anuga Brazil 2024 o renomado chef Alessandro Russo. Através de aulas diárias, às 15h30 e 17h30, o objetivo é mostrar delícias da Sicília que fogem do padrão que esperamos da comida tipicamente italiana.

Nesta terça-feira (9/4), estavam sendo servidos cannolis, uma sobremesa que consiste de uma massa doce frita, em formato de tubo, recheada com creme de ricota de ovelha.

Russo também se sobressai pelo trabalho social que protagoniza. Ele ministra breves cursos a chefs que pretendem cozinhar em áreas de desastres naturais ou conflitos. No terremoto que devastou Abruzzo, na região central da Itália, por exemplo, diversos profissionais treinados por ele estiveram presentes para reduzir o sofrimento e as dificuldades da população local.

ESG é marca do showroom do Sindal

O showroom do Sindal (Sindicato da Indústria de Equipamentos de Cozinhas Industriais do Estado de São Paulo) tem como destaque soluções conectadas com as práticas de ESG.

Em sua quarta participação na Anuga Brazil, o sindicato considera o projeto “vitorioso” e em plena expansão. “Já estamos internacionalizando esse projeto. Trazemos empresas que falam com o mercado, que têm produtos para racionalizar a operação, produtos que têm um viés de ESG, sustentabilidade, racionalidade energética. O estande esteve lotado o dia inteiro, me surpreendeu”, afirmou João Peres, presidente do Sindal.

A curadoria do showroom ficou por conta de Amauri Pelloso, diretor da FS One, que destacou a importância da oferta de equipamentos que ajudem a criar no Brasil a cultura da montagem de uma cozinha industrial assertiva e conectada com o bem-estar do meio ambiente e das pessoas.

“Temos o lançamento de um forno chamado Speed Oven, que consome 30% menos de energia para esquentar uma coxinha em uma loja de conveniência, por exemplo. Já a Tuboar apresentou um sistema completo de ventilação e exaustão de ar que retém a gordura e libera o ar para fora sem cheiro. Isso é algo extremamente importante que ninguém vê na cozinha, mas é muito importante”, explica Pelloso.

Brasil atrai olhares de doces alemães até congelados do Egito

Mais de 25 países estão presentes na Anuga Select Brazil para mostrar seus produtos e aumentar a penetração no mercado brasileiro. Um desses exemplos é a marca egípcia Green House, que vende frutas e vegetais congelados.

“Nosso morango congelado, por exemplo, possui um sabor característico, mais adocicado, que agrada ao paladar brasileiro. Conseguimos preços competitivos e temos uma excelente aceitação. Estamos na feira justamente para tentar mostrar nossos produtos para mais pessoas”, conta Lucas Reis, representante da Green House.

Iniciativas governamentais, como da Alemanha, ajudam empresas a olhar para o Brasil. “Damos o fomento para que eles venham até aqui”, explica Sandra Buchholz, responsável pelo estande do país, que tem a Konig Pilsene (cerveja), a Lambertz (doces) e a Teekanne (chás).

100% natural, Refix fornece até 78 eletrólitos com água do mar

O Refiz utiliza água do mar da Costa da Morte (na região da Galícia, na Espanha), para produzir uma bebida que hidrata e ajuda a repor os minerais perdidos no treinamento. Além disso, também serve como alternativa saudável em qualquer ocasião, até mesmo para ajudar na recuperação da famosa ressaca.

“Extraímos a água do mar e fazemos um processo de filtragem, barrando microplásticos e vírus, mantendo apenas a água e os minerais. Adicionamos ingredientes orgânicos e temos uma composição mineral semelhante à do plasma sanguíneo. Tudo isso sem alto teor de açúcar ou adição de muitos produtos químicos, como corantes e conservantes”, explica Lourival Barreto, CCO da Refix.

A companhia, que já está presente em 12 países, possui apenas embalagens de vidro e de Tetrapak. Ela pode ser encontrada em quatro sabores: abacaxi e coco; maçã e coco; limão e laranja, todos com 20% de água do mar em sua composição.

“Somos a única bebida isotônica 100% natural projetada para melhorar o desempenho atlético. Mas também apresentam benefícios ao bem-estar diário, graças ao alto teor de vitaminas e minerais. Ela ajuda a melhorar a digestão, a combater o cansaço e a fadiga, regular a pressão arterial e fortalecer ossos e dentes, por exemplo”, finaliza Barreto.
 


Assine Newsletter


Serviço:

Anuga Select Brazil

Data: 9 a 11 de abril de 2024

Horário: 10h às 19h 

Local: Distrito Anhembi (entrada pelo Pavilhão 5 -portão 38)

Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo – SP.

Parceiros Estratégicos: ABIA, ABIR, ABRASEL, APEX-BRASIL, EMBRAPA e EXPO SUPERMERCADOS.

Sobre a Anuga Select Brazil  É organizada pela Koelnmesse Brasil em parceria estratégica com diversas entidades do setor de Alimentos e Bebidas, que fomentam a vinda de compradores nacionais e internacionais ao evento, sendo uma oportunidade de todos se encontrarem em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 9 a 11 de abril de 2024, no Distrito Anhembi, em São Paulo.

Sobre a Koelnmesse – Global Competence in Food and FoodTecA Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.

Para mais informações, acesse.

Anuga Brazil nas redes sociais:

Facebook

Instagram

LinKedin

Youtube

 


Fonte: Assessoria de Imprensa


 

calendario    

A edição 2024 do calendário reúne mais de 200 feiras industriais, 
a aquisição dá acesso a Assinatura Moderada com mais benefícios:

1. Atualização do calendário trimestralmente
2. Guia do Expositor
3. Acesso a base de dados online 

  

Após o pagamento você será direcionado a uma página exclusiva para download dos documentos

Visto 212 vezes Última modificação em Quarta, 17 Abril 2024 10:28
Redação

Eliane Bastos
Consultora de Marketing da Ello Consultores
Publisher no portal Feiras Industriais
Blogueira no Marketerapia

 

Promoção Ello Consultores

Ello Consultores logo

Especialista em Marketing Industrial 

Consultoria Estratégia de desenvolvimento de conteúdos para atração e retenção de clientes.

Agende uma consulta

www.elloconsultores.com.br

Curso Marketing para Feiras

curso mkt feiras

Assine nossa Newsletter

Top