Segurança e tecnologia guiam o novo mercado de eventos

Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência. Ao continuar a navegar, você está de acordo com isso. Para saber mais, acesse: Política de Privacidade.

Segurança e tecnologia guiam o novo mercado de eventos

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

 

anufoodbr

 

Por Samuel Ferreira, CEO da Meep

O setor de eventos foi um dos primeiros a paralisar suas atividades por conta da pandemia. Para se ter noção, estima-se que o mercado tenha tido prejuízo de R$ 270 bilhões entre março e dezembro do ano passado, além das inúmeras empresas quebradas e profissionais, que, de uma hora para outra, perderam seus empregos ou paralisaram sua atuação. Segundo o Sebrae, as perdas impactaram 98% do segmento, que conta com mais de 560 mil empresas no país. Entretanto, o avanço da vacinação aponta uma luz para o setor, que mesmo devagar, já começa ensaiar uma retomada com uma oferta abrangente de eventos em função da demanda reprimida.

Ainda assim, o mundo não é mais o mesmo desde 2019 e com o setor de eventos não poderia ser diferente. Pontos como segurança e tecnologia serão a chave para garantir a satisfação dos usuários. Por mais que as autoridades públicas promovam o retorno gradativo dos eventos, é necessário entender que o consumidor está atento se o evento oferece as medidas mínimas necessárias para que ele se sinta seguro. Um evento desorganizado, com aglomerações por todo o lado, não vai conseguir se manter por muito tempo.

No que tange a segurança, a organização dos eventos deve ter atenção a pontos como aglomeração (como filas para compras de produtos ou para entrada e saída), e os locais deverão ser mais arejados e melhor planejados. Já a tecnologia entra justamente para trazer facilidades na hora de comprar o ingresso, bebida, comida, sair do evento ou escolher uma mesa, por exemplo, deixando a jornada mais agradável e fazendo toda a diferença.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), mostrou que mais de 40% das empresas esperam que 2022 tenha uma retomada dos eventos de maneira próxima a 2019, isso contando apenas as feiras corporativas. E vale dizer que o segmento como um todo é muito maior e chega a movimentar mais de 13% do PIB brasileiro. Porém, só terá vez nesse mercado quem, além de apostar em segurança e tecnologia, estiver atento à experiência do cliente.

As pessoas foram obrigadas a aprender a se divertir e ser feliz sem sair do conforto de casa. Atualmente, o ato de pedir uma comida, juntar alguns amigos e assistir a um show online é certamente um forte concorrente ao mercado de eventos. Principalmente se na ocasião em que ele preferir sair não ficar satisfeito com a experiência fora de casa. Por exemplo, como a oferta vai ser abrangente, o consumidor poderá escolher entre três shows de samba no mesmo sábado. Certamente, ele vai preferir ir naquele que oferece a melhor experiência. Desde a compra do ingresso até o pagamento da conta e consumo no evento.

É por isso que a experiência e a personalização serão fundamentais na oferta de eventos e shows. Conhecer o cliente não é mais opcional. Em um mercado no qual a demanda vai ser altíssima, vencerá quem souber exatamente o que cada consumidor está buscando.

As pessoas querem voltar a vida normal, porém o mundo mudou com a pandemia do Covid 19. A tecnologia avançou uns 5 anos em 1. Então é hora de olhar para o mercado e pensar. Como posso fazer para entregar a melhor experiência para o meu cliente? Quem achar essa resposta vai sair na frente!

 

Sobre Samuel Ferreira
Samuel Ferreira é CEO da MEEP, empresa de tecnologia especializada na oferta de soluções para o mercado de entretenimento, empresário com ampla experiência no mercado nacional e internacional e investidor de diversas empresas no Brasil e nos EUA.

Visto 9081 vezes Última modificação em Quarta, 29 Setembro 2021 22:41
Redação

Eliane Bastos
Consultora de Marketing da Ello Consultores
Publisher no portal Feiras Industriais
Blogueira no Marketerapia

 

Promoção Ello Consultores

Ello Consultores logo

Especialista em Marketing Industrial 

Consultoria Estratégia de desenvolvimento de conteúdos para atração e retenção de clientes.

Agende uma consulta

www.elloconsultores.com.br

Curso Marketing para Feiras

curso mkt feiras

Assine nossa Newsletter

Top