As feiras de negócios é uma importante ferramenta de marketing estratégico, a qual aproxima produtores de consumidores, além de ativar os canais de distribuição e proporcionar contatos de alto nível entre eles.Porém participar de feiras requer vários investimentos, desde a locação do espaço, montagem do estande, material promocional, equipe, etc.
A definição da feira é o primeiro passo para definir a participação em uma feira e no mercado há várias feiras do mesmo segmento, diferindo uma da outra: seu calendário, o local, a regionalidade, o perfil do público participante, os preços, entre outros motivos. Apesar da movimentação de alguns setores em realizar eventos regionais, ainda são as grandes feiras que direcionam as tendências. É preciso um contar com consultores especializados em eventos e mercado. Agende uma consulta online com os consultores do Portal Feiras Industriais.
Mas, muitas empresas antes mesmo de definir o evento a participar, questiona qual o retorno na participação em feiras, uma vez, que os custos de participação são volumosos. Por isto, nossos consultores visita às feiras e têm visto nos últimos dois anos muitas feiras com ótima visitação do ponto de vista qualitativo, porém ao conversar com os expositores a satisfação é baixa. E de quem é a responsabilidade?
Acreditamos que boa parte da responsabilidade é dos promotores de eventos, porém, os expositores não estão isentos, também devem realizar suas próprias divulgações de forma antecipada para trazer à feira, seus clientes e prospects. Planejar ações de promoção e relacionamento para reter este público em seu estande e por fim, organizar os contatos pós-feiras.
Este tema é longo e merece uma conversa mais detalhada. Agende uma consultoria online com nossa equipe para auxiliar as estratégias e operacionalização do estande da empresa em feiras de negócios.
Eliane Bastos
Consultora de Marketing da Ello Consultores
Diretora do Portal Feiras Industriais
Tel.: (11) 2737-7048 - Skype: elianebastos2