“Ainda que o país esteja enfrentando muita dificuldade para sair da crise político-econômica que se instaurou desde 2014, o CIOSP é uma amostra na real do quanto todos estamos dispostos a melhorar as coisas, dentro das nossas possibilidades. Nesta edição, quase todo expositor implantou pequenas melhorias para atrair novos compradores. E foram bem-sucedidos”, diz Adriano Forghieri, presidente da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas) – entidade que realiza anualmente o CIOSP, maior congresso de Odontologia da América Latina.
O congresso contou com 112 mil pessoas inscritas no evento. “Vale dizer que. No evento de lançamento do 36º CIOSP, a adesão dos expositores foi ainda mais surpreendente do que a edição atual, quando tivemos 205 estandes representando desde o fabricante com mais baixo investimento até gigantes da indústria odontológica.
Sem contar o pavilhão internacional, que recebeu expositores de vários países da América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia. “Isto nos mostra o quanto suas expectativas foram alcançadas e o quanto estão dispostos a continuar investindo nesse segmento”, avalia Forghieri.
Um dos principais destaques do congresso foi a tecnologia e praticidade do CAD/ CAM. Um tipo de tecnologia que é útil aos consultórios odontológicos. E serve para agilizar o atendimento e ser um agente facilitador desde a uma simples restauração até casos mais completos que envolvam implantes e próteses. Este sistema CAD/CAM (abreviaturas em inglês para “desenho assistido por computador”) está cada vez mais presente nos consultórios. O que antes era feito analogicamente, com as próprias mãos, agora os cirurgiões-dentistas têm o auxílio de um computador que torna seu trabalho muito mais preciso, racional e eficiente – além de reduzir perdas de tempo e materiais por erros humanos.
Um exemplo de fornecedor comvalor agregado é a SmartSolution, a empresa carioca com três sócios, que sãodentistas, apresentaram no CIOSP o Laboratório digital. A empresa carioca começou com a oportunidade: um scanner e a necessidade de agilidade nos procedimentos dentários.
Após três anos de funcionamento, a empresa tem 700 clientes pelo Brasil e está com inúmeras novidades. De acordo com Paulo Bartholo e Diego Zimmermann, diretor da SmartSolution, o objetivo é dar a visão total para os cirurgiões dentistas atuarem.
Outro destaque do Ciospé o procedimento de aplicação de toxina botulínica para correção de sorriso gengival. Uma vez que o sorriso é trata-se de um procedimento em alta nas clínicas de cirurgia plástica e agora também nas clínicas odontológicas. Ainda na área estética, outra tendência é a remoção das bolas de Bichat – estrutura de gordura no interior da bochecha que contribui para uma aparência de rosto arredondado e infantil – está se tornando cada vez mais comum. As bolas de Bichat, quando removidas cirurgicamente, fazem com que o rosto afine. Além da função estética, o procedimento é útil quando o paciente costuma morder a bochecha pelo lado interno da boca, formando feridas frequentes, ou ainda quando há necessidade de fazer enxertos para corrigir determinados problemas.
Para os africicionados em linhas naturais, a Boni Brasil tem a linha natural feita de melaleuca.
Já a DMC está há dezoito anos no Brasil e apresenta uma série de equipamentos como Laser cirúrgicoharmonização facial . De acordo com Wagner, o cirurgião dentista é o especialista da cabeça e do pescoço e é o profissionaladequado para realizar tais intervenções.
O Ciosp 2017 também realizou a feira odontológica, momento em que participaram mais de 160 expositores de toda a cadeia produtiva do setor odontológico. Já o congresso teve mais de doze grandes áreas de interesse. Tendo alcançado a adesão de 76% de ocupação e que contou com profissionais internacionais, como Peru, Equador, Colômbia, Estados Unidos, Portugal e Itália. Na opinião de Marcos Capez, coordenador executivo do CIOSP 2017, um dos pontos altos desta edição foi a grande adesão de cirurgiões-dentistas, estudantes e profissionais ligados à Odontologia aos cursos oferecidos na grade científica – que foi reformulada, contando com doze grandes áreas de interesse. Tendo alcançado alta taxa de adesão, com 76% de ocupação, os cursos foram ministrados por 169 palestrantes que são referências em suas especialidades. Além de grandes profissionais do Brasil, o congresso contou com professores do Peru, Equador, Colômbia, Estados Unidos, Portugal e Itália.
De acordo com Adriano, presidente do CIOSP, “O melhor do Brasil é o brasileiro”. Amplamente empregada numa conotação bem-humorada, essa frase pode muito bem ser usada para explicar o sucesso do 35º CIOSP, que aconteceu entre os dias 1º e 4 de fevereiro. Comemorando jubileu de diamante pelos 60 anos de existência, o congresso este ano se destacou enormemente em duas linhas: 1) empreendedorismo brasileiro; 2) busca pelo aperfeiçoamento profissional.
Reportagem da jornalista Luciana Cotorna, colaboradora do Portal Feiras Industriais.
CIOSP 2017 - ABERTURA