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Muitos produtores de eventos acreditam que seu trabalho termina quando as câmeras são desligadas. O caminho não é bem por aí. Depois que o evento ou feira termina, começa um trabalho extremamente estratégico de fechamento de resultados e estabelecimento de um canal de contato com os participantes. Veja neste artigo o que fazer no pós-evento:
- Pós-evento: uma etapa estratégica
- 5 tarefas para fazer no pós-evento
Pós-evento: uma etapa estratégica
Quando a última transmissão é encerrada, começa uma nova etapa para quem produz o evento. O pós-evento. Ele é um momento de extrema importância para fechar sua produção com chave de ouro.
Para quem viabilizou seu projeto, como patrocinadores, investidores e organizadores, é hora de mostrar os resultados. Aqui, estão todos de olho no ROI, o Retorno sobre Investimento.
Já para a audiência, é o momento de receber o melhor do seu conteúdo, os insights, os resultados de sorteios e campanhas, e o convite para futuras edições. Também é neste momento que devem ser enviadas as pesquisas, especialmente a de satisfação.
A forma como você conduz o evento, desde o briefing até a reunião de resultados, vai dizer muito sobre quem você é profissionalmente, podendo ser um facilitador para projetos futuros.
5 tarefas para fazer no pós-evento
Veja todas as nossas recomendações de atividades a serem feitas no pós-evento. Com esses pontos, você vai fazer bonito com todos os stakeholders.
Envie e-mail de agradecimento
Para estreitar os laços com os participantes, agora que o evento terminou, envie um e-mail para todos eles com uma mensagem de agradecimento, destacando a importância do engajamento deles para o sucesso da produção.
Aproveite para enviar a pesquisa pós-evento e também o formulário para que os interessados possam solicitar seu certificado de participação. Também informe resultados de sorteios e campanhas, disponibilize conteúdos e materiais de apoio.
Publique conteúdo de melhores momentos
Utilize os melhores momentos numa estratégia de marketing pós-evento, especialmente se o seu objetivo for conseguir clientes e leads qualificados.
As redes sociais são um canal muito importante e não deve ser descartado logo após o término da atração. Muito pelo contrário: é quando o evento termina que começa a verdadeira curadoria de conteúdo.
Tente extrair pílulas de vídeo, frases de efeito, reflexões e provocações feiras durante o evento e use para manter a audiência aquecida. Se for o caso, crie uma newsletter, especialmente em se tratando do universo de feiras corporativas.
Analise os dados do evento
Extraia todos os resultados da plataforma de eventos e analise os dashboards a respeito do engajamento e participação dos inscritos. É importante ter clareza sobre os objetivos do evento ao analisar os dados, pois daí podem vir insights e tendências que podem melhorar a satisfação dos espectadores.
Faça o relatório pós-evento
Esse reporte de resultados é muito esperado pela organização e pelos patrocinadores, como destacamos anteriormente. É neste momento em que você deve cruzar os objetivos do evento e os resultados alcançados, seja indicadores financeiros ou de reputação de marca.
Para te ajudar na gestão do investimento e calcular o ROI, conte com uma planilha de orçamento.
Pague as notas fiscais e faça todos os acertos
O mercado de fornecedores de eventos não é tão extenso e é importante manter uma boa reputação com quem te ajudou a colocar o seu evento no ar. Tenho o compromisso de fazer todos os acertos financeiros e burocráticos com todos os seus parceiros assim que o evento acabar.
Achou muito trabalhoso? Calma, vamos te ajudar. Os especialistas em eventos da Evnts criaram um checklist para eventos híbridos que traz todos os detalhes de como ter o evento perfeito. O melhor de tudo, é gratuito. Acesse agora. Bom evento!