3 tendências do mercado de papel em 2022
Segunda, 14 Fevereiro 2022 19:33

3 tendências do mercado de papel em 2022

Avalie este item
(0 votos)

PAPEL22

 

Tecnologia amplia opções de embalagem, design, impressão e reciclagem

Engana-se quem pensa que o papel é coisa do passado. Fato, o digital ampliou nossa comunicação, mas é o bom e útil papelcartão que protege alimentos, bebidas, cosméticos, medicamentos e todos os produtos que necessitam de embalagens seguras, bonitas e práticas. Atenção, embalar é uma das principais etapas para o sucesso de um produto e exige inovação e um olhar para o futuro. Por isso, conheça as tendências que vão estar presentes nas gôndolas e lojas ao longo de 2022:

 

  • Uso de novos recursos tecnológicos ampliará reciclagem

Para ajudar as empresas a cumprir com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, surgem alguns recursos tecnológicos capazes de monitorar a cadeia do papel ao longo do ciclo de logística reversa. Um deles é o blockchain aplicado ao controle das quantidades de aparas retiradas da sociedade e efetivamente entregues novamente à indústria de papel.

“Vemos a tendência por maior utilização de papel reciclado com conteúdo pós consumo”, avalia o gerente corporativo de P&D e Novos Negócios da Ibema, Augusto Arns. Para ele, está em movimento também uma onda de otimização das embalagens com melhorias no papelcartão, o que é boa notícia para o consumidor e também para a indústria gráfica. Alguns exemplos são o uso do Ibema Supera White e Ibema Naturale, dois cartões que lideram o ranking global de rigidez.

Ao longo de 2020, a taxa de reciclagem do papel no Brasil passou de 66% para 70%, conforme o Anuário da Ibá, que também atesta: o papel no Brasil é feito apenas de árvores cultivadas, que removem o CO2 da atmosfera e reduzem os efeitos das mudanças climáticas.

 

  • Embalagens ganham papel com mais capacidade de proteção dos produtos

O consumidor valoriza embalagens práticas a um custo reduzido, por isso o aumento na rigidez das embalagens mantendo o mesmo custo-benefício é uma das prioridades. Isso envolve tanto melhorias em cartões já existentes quanto pesquisas para novos lançamentos.

 

  • Maior printabilidade do papel traz mais opção para designers e gráficas

Quando um produto é enviado por correio, o consumidor tem duas opções: satisfação ou frustração. A “embalagem livre de frustração” (Frustration-Free Packaging – FFP) contém garantias de segurança do item, mas também design inteligente para aproveitar as inúmeras possibilidades de impressão que o papelcartão traz. Conforme a Anap (Associação Nacional dos Aparistas de Papel), as embalagens de papel protegem os produtos e reduzem desperdício no Brasil.

 

Sobre a Ibema:

Gerar valor de maneira sustentável por meio da fabricação e distribuição de produtos que conquistem a preferência dos clientes, contribuindo com iniciativas que favoreçam toda a cadeia, com a dedicação e preocupação de garantir o melhor resultado para a empresa e seus clientes. Esta é a missão da Ibema, fabricante de papelcartão, que permeia a sua atuação com base no conceito de foco do cliente. A empresa, fundada em 1955, é hoje um dos players mais competitivos da América Latina. Sua estrutura é composta por sede administrativa localizada em Curitiba, centro de distribuição direta em Araucária com área útil de 12 mil m2 e fábricas instaladas nos municípios de Turvo, no Paraná, e em Embu das Artes, em São Paulo, que juntas possuem capacidade de produção anual de 160 mil toneladas. Em seu portfólio, estão os melhores produtos, reconhecidos pela qualidade e performance na indústria gráfica. A empresa, que atualmente conta com aproximadamente 700 colaboradores, possui unidades certificadas pela ISO 9001, pela ISO 14001 e pelo FSC (Forest Stewardship Council). Para mais informações sobre produtos e serviços, acesse o nosso site, disponível também nos idiomas espanhol e inglês: www.ibema.com.br.

Visto 1916 vezes
Redação

Eliane Bastos
Consultora de Marketing da Ello Consultores
Publisher no portal Feiras Industriais
Blogueira no Marketerapia

 

Promoção Ello Consultores

Ello Consultores logo

Especialista em Marketing Industrial 

Consultoria Estratégia de desenvolvimento de conteúdos para atração e retenção de clientes.

Agende uma consulta

www.elloconsultores.com.br

Curso Marketing para Feiras

curso mkt feiras

Assine nossa Newsletter

Top