10 dicas para diminuir os custos com a participação em feiras de negócios, nestes tempos de crise

10 dicas para diminuir os custos com a participação em feiras de negócios, nestes tempos de crise

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

10 dicas para diminuir os custos com a participação em feiras de negócios, nestes tempos de crise.

Há muitos custos envolvidos com a participação em feiras de negócios. O importante é a empresa definir o quanto poderá investir, a partir daí a equipe envolvida deve buscar as melhores alternativas de montagem do estande e ações promocionais que se encaixam no orçamento. Não há fórmula mágica! Por conta disto elencamos 10 dicas para diminuir os custos com a participação em feiras de negócios, nestes tempos de crise:

1.     Escolha da Feira

Conhecer bem o mercado para saber escolher a feira mais adequada ao seu produto é a maior sabedoria na participação de feiras de negócios. Defina a estratégia de marketing da empresa dentro da ótica de participação de eventos. Pesquise, planeje, identifique-se com a promoção, saiba identificar com precisão quais os objetivos comerciais e institucionais da sua empresa, assim saberá qual evento mais adequado em participar.

 

2.     Planejar o estande

No planejamento de um estante é preciso pensar em absolutamente tudo: tamanho, localização, mapeamento de pontos (ar comprimido, água, deságüe, dreno para ar condicionado, telefone, internet....), equipe de montagem, decoração, recepção, treinamento, comunicação visual, manual do expositor, cartões de visita....Além, é claro, da divulgação anterior e pós a feira. Apesar de tudo isso, é comum encontrar empresas organizando por si próprias seu estante ou evento. Uma operação de risco. Pode dar certo. Porém, sempre como aquele ar de “nem tanto...”. E chega a fase de execução! Aí sim a estratégia de marketing começa a se revelar. É preciso cumprir prazos, lidar com surpresas, cobrar e ser cobrado.

3.     Tipo de Montagem

Se não cabe no orçamento um estande construído, parte-se para um misto ou básico, neste, por exemplo, as empresas têm feitos boas apresentações com adesivagem da parede com imagens bem bacanas do produto.

 

4.     Mobiliário

Já que sua empresa irá economizar com a montagem, então invista em móveis de design ao invés do simples ofertados pelas montadoras.

 

5.     Receba bem seus visitantes

Ao invés de contratar um Buffet, alugue uma máquina de café e contrate um serviço de barista para dar aquela caprichada no momento de servir um cafezinho.

 

6.     Inove na recepção

Dependendo da verba, que tal transformar seu estande em uma área de descanso, com poltronas e totens para carregar celulares. Assim, seu visitante fica mais um tempinho em seu estande.

 

7.     Presentes ou brindes

Ao invés do brinde requintado aos visitantes VIPS, que tal inovar, com um registro de uma experiência com cabine de fotos, etc.

 

8.     Exposição de Máquinas e Produtos

 

Você, expositor, não precisa levar para a feira toda sua linha de produtos e/ou equipamentos. Leve ao evento só a linha mais recente, os produtos mais novos ou recém lançados. Não encha seu estande de produtos, volumes. Lembre-se: Não polua seu estande visualmente; excesso de informação não significa comunicação eficiente. Se deseja mostrar sua linha de produtos completa, fotografe-a, e pronto.

 

9.     Compartilhe espaços

A sugestão de dividir o estande com outra empresa é possível desde que a participação desta complemente o negócio da empresa expositora, exemplo: um fabricante de máquinas que depende de um software para que máquina seja operada, ambas podem estar no mesmo estande, porém somente uma empresa será considerada expositora perante a feira.

 

10.                      Participe de Ilhas de Negócios

O portal Feiras Industriais incentiva e promove a participação conjunta em feiras, através das Ilhas de Negócios, onde empresas de menor porte do mesmo segmento se unem dentro de um espaço compartilhado para apresentação conjunta de um tipo de produto ou serviço. Para se destacar em grandes feiras, esta Ilha deve também propor um conteúdo educativo, por meio de palestras ou demonstrações, assim despertará o interesse do público na visitação. Porém, é imprescindível o aval do promotor do evento para tal realização.

 

Artigo escrito para o Blog Mídia da Feira.

http://www.midiafeira.com.br/category/megafone-do-mercado/


Eliane Bastos
Consultora de Marketing da Ello Consultores
Diretora do Portal Feiras Industriais 

Visto 8754 vezes Última modificação em Quarta, 12 Abril 2017 10:54
Redação

Eliane Bastos
Consultora de Marketing da Ello Consultores
Publisher no portal Feiras Industriais
Blogueira no Marketerapia

 

Promoção Ello Consultores

Ello Consultores logo

Especialista em Marketing Industrial 

Consultoria Estratégia de desenvolvimento de conteúdos para atração e retenção de clientes.

Agende uma consulta

www.elloconsultores.com.br

Curso Marketing para Feiras

curso mkt feiras

Assine nossa Newsletter

Top