Aconteceu entre os últimos dias 4 e 6 de outubro, em São Paulo, a primeira edição do SINSPI - Seminário de Inspeção Industrial. O evento foi promovido pela ELLOMKT - Comunica Marketing, agência de comunicação voltada à indústria do petróleo.
Mais de 80 pessoas efetuaram a inscrição antecipada para assistir aos três dias de palestras. Número que, ao longo do evento, superou as expectativas e registrou um aumento de mais 30%.
O SINSPI apresentou palestras de renomados profissionais do mercado, como: o Engenheiro da Petrobras, Marcelo Napolião, com a palestra sobre Inspeções em Tubulação; o especialista em END (Ensaios Nãos Destrutivos), Edson Vasques, que explicou as diferenças entre as Radiografias Convencional e Digital; o diretor da escola de qualificação profissional CETRE do Brasil, Waldomiro Figueiredo, que discutiu o tema Mercado de Trabalho para o Inspetor Industrial; a Gerente Geral da Divisão Ensaios Não Destrutivos da REM Ind. e Com., Livia de Castro, que fez demonstrações de equipamentos novos no mercado, dentre eles, o Analisador Portátil de Raio X e o aparelho utilizado para inspeções em trocadores de calor pela técnica de Reflectometria de pulso acústico.
Além das palestras, o evento contou com uma área para exposição de algumas empresas como Guiaoffshore, CETRE do Brasil, Inter-Metro e Ometto Equipamentos.
O SINSPI foi idealizado para ocorrer dentro de grandes feiras que envolvem a temática da inspeção industrial. O objetivo é promover a troca de informações entre os profissionais da área e criar um importante oportunidade para a promoção das empresas que atuam neste segmento.
Realizada no Centro de Exposições Imigrantes/SP, a primeira edição do SINSPI ocorreu como evento paralelo a um grande conglomerado de feiras - Tubotech, Petrotech, Termotech, Expoválvulas, Feigás e outros eventos internacionais e nacionais - que, no total, reuniram cerca de 16 mil visitantes e movimentaram em torno de 800 milhões de reais, segundo a organização do evento.