Terça, 24 Abril 2018 00:00

Feimec abre as portas para a indústria de máquinas e equipamentos enaltecendo indústria forte

Escrito por 
Avalie este item
(1 Votar)

Feimec abre as portas para a indústria de máquinas e equipamentos enaltecendo sua preocupação em ter e manter forte a indústria nacional

Começou, hoje, a FEIMEC 2018, evento oficial da indústria brasileira de máquinas e equipamentos, promovido pela ABIMAQ e Informa Exhibitions, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, na capital paulista.

Feimec Deputado Federal Vanderlei Macris

A abertura contou com a presença do Deputado Federal Vanderlei Macris, Presidente da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos; de João Marchesan, Presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ;Yana Dumaresq, secretária-executiva do MDIC e Marcos Monteiro, Secretário de Estado de Planejamento e Desenvolvimento de São Paulo representando o governador do Estado de São Paulo; presidentes de entidades apoiadoras e outras autoridades.

 

A preocupação em tornar mais forte a indústria marcou os discursos. "Um país forte precisa de uma indústria forte" essas foram as palavras finais do discurso do Deputado Federal Vanderlei Macris, que também apresentou  dados sobre o setor que, segundo ele, gera mais de dois milhões de empregos de forma direta e indireta. Para Macris, a indústria nacional trabalha com a alta tecnologia deve ter voz firme no congresso onde questões como o conteúdo nacional e lei das licitações precisam ser rapidamente discutidos a fim de impulsionar a indústria brasileira.

 

“O Governo de São Paulo fortalece a formação de trabalhadores qualificados através do Centro Paula Souza, colocando milhares de novos profissionais todo o ano no mercado de trabalho.”, enalteceu Marcos Monteiro, Secretário de Estado de Planejamento e Desenvolvimento de São Paulo.

 

A economia brasileira aponta a retomada dos investimentos e projetam perspectivas positivas para o ano de 2018, incluindo a indústria de bens de capital mecânicos (máquinas e equipamentos). As vendas realizadas deste setor recuperaram parte da queda observada em janeiro e registraram receita líquida total de R$ 5,070 bilhões, crescimento de +14,2% em fevereiro. Na comparação com fevereiro de 2017, também houve crescimento (+2,2%). No bimestre, o bom resultado das exportações nos dois primeiros meses do ano e a melhora das vendas no mercado doméstico no mês de fevereiro contribuíram para o resultado positivo: US$ 9,5 bilhões, +1,1% em relação ao 1º bimestre de 2017.

Otimista com os números positivos, o presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ  João Marchesan apresentou aos jornalistas, durante coletiva de imprensa, o plano de reindustrialização do país - projeto também apresentado aos presidenciáveis. Temas como desoneração da folha de pagamento, redução da alíquota de impostos de importação e o  impacto positivo na economia com a reforma tributária são alguns dos pleitos da entidade. “Infelizmente, no Brasil, há apenas a política de valorização da matéria-prima e não do produto acabado, cobrando da cadeia produtiva altos impostos, reduzindo nossa competitividade”, disse Marchesan, explicando as dificuldades da indústria nacional em crescer.

Segundo ele, a entidade tem procurado dialogar com os presidenciáveis para que conheçam as demandas do setor. Sabe-se dos grandes desafios dos governantes em atender as enormes carências do país em saneamento básico, infraestrutura, educação, saúde e tantos outros temas, mas alerta: “se o Estado não investir na indústria, bloqueará o crescimento do país e ficaremos cada vez mais reféns das importações dos produtos acabados, encarecendo o custo de vida da população.”

Acreditando nos investimentos da indústria, a FEIMEC se consolida como a maior e mais completa feira do setor de máquinas e equipamentos. Conta com a presença de 460 expositores, apresentando as novidades de 956 marcas nacionais e internacionais de 50 segmentos como máquinas e equipamentos, robótica, Indústria 4.0, automação, equipamentos para tratamento ambiental e muitos outros.

 

abertura feimec1

 

 

SERVIÇO

FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos

Data: 24 a 28 de abril de 2018, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Horário: Das 10h às 19h (dia 28, das 9h às 17h)

Iniciativa: ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos

Promoção e organização: Informa Exhibitions

Patrocínio Oficial: Romi

Mais informações: www.feimec.com.br

Ler 899 vezes Última modificação em Terça, 24 Abril 2018 18:46

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Promoção Ello Consultores

Especialista em Marketing Industrial
www.elloconsultores.com.br
Ello Consultores logo

Assine nossa Newsletter

Top