Este artigo é para compartilhar o que as empresas do setor industrial têm apostado em suas estratégias de marketing.
A maioria das empresas participam de feiras técnicas seja expondo ou visitando. Os expositores estão mais econômicos, muitos optando pelo estande sem piso elevado ou duplo, porém, não abrindo mão da comunicação visual das testeiras e tótens. Um dos maiores atrativos têm sido as máquinas em funcionamento. Esta atitude que não é nova é extremamente benéfica, já que a maior atração são elas, e não as ações promocionais com robôs, bexigas, panfletagem, canetinhas e até recepcionistas de saias curtas. O que realmente interessa ao visitante é ver a máquina funcionando, ou um consultor disponível para tirar uma dúvida técnica, uma promoção de uma palestra no estande, enfim, algo que gere valor.
Ainda em eventos, o live marketing vem ganhando força, com marcas promovendo seus próprios eventos para atrair seus clientes dentro das empresas, sejam com a realização de work-shops, demonstrações, ou mesmo, patrocinando atividades sociais em congressos técnicos.
Outro destaque é ao marketing digital, já que há milhares de empresas do setor industrial: indústrias, empresas de consultoria, de serviços de engenharia e manutenção, importadora ou fabricantes de máquinas e equipamentos, etc. com investimentos no Google para tornar mais rápida a descoberta de suas organizações pelos potenciais clientes.
Além do Google, ações de construção de conteúdos (jornalismo empresarial, blogs, fotos, ilustrações, vídeos, e-book, newsletter) e as redes sociais como o Linkedin, ainda são poucos explorados, mas para quem utiliza desta estratégia de forma correta, tem mostrado ótima efetividade nas prospecções.
Estas e outras estratégias de relacionamento com clientes e brading (cuidados com a marca) faz parte do Sistema de Marketing Industrial implantado por mim em diferentes empresas, convido a acessar meu portfólio - clique aqui no link - para conhecer alguns dos cases atendidos pela Ello Consultores.