A importância de prospectar novos clientes não se discute e deve ser colocada em prática todos os dias. Mas isso não pode nos impedir de dar atenção aos nossos clientes já "conquistados" ... É um trabalho de Jardineiro: temos que regar a planta constantemente para que ela continue viva e saudável.
Se o cliente está satisfeito e confia na sua empresa, ele dará preferência para comprar outros produtos / serviços de você.
A principal idéia de prospectar novos clientes é justamente para que eles se tornem constantes usuários / compradores dos nossos serviços e produtos. Mas com o tempo, como empresas se esquecem disso e acham que tem de prestar atenção apenas ao número de pessoas que entram no banco de dados, e não também no número de pessoas que saem.
Além disso, com seus clientes atuais, sua empresa pode desenvolver uma estratégia de confiança muito mais consistente e real do que uma propaganda bonita de atração para novos clientes.
Com o tempo, você passa a conhecer seus clientes, seus desejos, expectativas e problemas podendo oferecer soluções integradas dentro do seu mix de produtos / serviços.
Há várias maneiras de manter o contato com seus clientes: telefone, pessoas, visitas, mala-direta. Podemos ainda fazer uso do e-mail, que é mais barato, rápido e fácil.
Mas é muito (muito!) Importante que você estude de fato seus clientes e traçar uma estratégia de comunicação efetiva e agradável. Como o e-mail é uma ferramenta barata, muitas empresas acabam utilizando-o mal, enviando ofertas, fazendo propagandas a cada dois dias etc. Esse tipo de comunicação só irá piorar uma empresa da imagem.
"Artigo de Candeloro, Raul; publicado nosite www.administradores.com.br"