Quarta, 27 Fevereiro 2019 00:00

34 mil novos anunciantes investiram em mídia em 2018, mostra Estudo da Kantar Ibope Media

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Kantar

 

Em 2018, de acordo com levantamento da Kantar IBOPE Media, que monitora a publicidade nos principais mercados do País, a compra de espaços em mídia nos meios e veículos aferidos pela empresa apresentou variação positiva de 10% em relação a 2017.

A economia brasileira apresentou, em 2018, os melhores resultados desde 2014. A última prévia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica um crescimento de 1,2% no PIB, com sinais discretos, porém, reais, de recuperação, o que estimula o consumo e os investimentos por parte dos anunciantes.

Segundo Rita Romero, diretora de Business Insights and Development da empresa, o destaque do período foi a presença de novas marcas e anunciantes investindo em exposição na mídia. "Das mais de 138 mil marcas que investiram em 2018, 54 mil ou 39% são estreantes e não destinaram montantes para a compra de espaço publicitário nos meios e veículos presentes na nossa cobertura em 2017. Além disso, registramos que mais de 34 mil novos anunciantes investiram em mídia em 2018, representando 36% do total de anunciantes do ano", explica a executiva.

Acima da média geral, comércio foi o setor que mais movimentou a compra de mídia em 2018, com variação de 15% em relação a 2017. O setor correspondeu a 18% do valor publicitário bruto (GAV) aferido pela Kantar IBOPE Media.

Eventos movimentam o mercado

O maior volume de inserções durante o ano foi em novembro, mês que acontece a Black Friday no Brasil. Só em São Paulo, cerca de 1.040 novas campanhas foram criadas para a TV aberta.

A Copa do Mundo foi outro período que movimentou bastante o volume de inserções. A competição, que durou apenas 32 dias, entre junho e julho do ano passado, impactou a compra de mídia durante todo o semestre. Durante a transmissão do evento foi registrado crescimento, se comparado à média do ano, para os meios TV aberta (+15%) e TV paga (+11%).

Top 50 agências

No ranking brasileiro das 50 maiores em investimento, a Y&R continua com a primeira colocação, seguida, respectivamente, por My Agência, Africa, Ogilvy e Talent Marcel. As cinco primeiras colocadas, se somados os resultados, corresponderam a quase ¼ (um quarto) do investimento bruto (GAV) das 50 maiores agências do País.

A Kantar IBOPE Media ressalta que os valores reportados são baseados no espaço ocupado pelos anunciantes e na tabela de preço dos veículos, sem qualquer redução resultante de descontos negociados entre as partes. Portanto, não representam os investimentos reais de agências e anunciantes com a compra de espaços de mídia, da mesma forma que não equivalem ao faturamento real obtido pelos veículos com a comercialização de seus inventários.

 

Sobre a Kantar IBOPE Media

A Kantar IBOPE Media é a divisão latino-americana da Kantar Media, líder global em inteligência de mídia. A empresa oferece as mais abrangentes e precisas informações sobre consumo, desempenho e investimento de mídia, provendo aos clientes da América Latina dados para a melhor tomada de decisão.

Parte do grupo Kantar - braço do Grupo WPP responsável pela gestão de informação - a Kantar IBOPE Media conta com aproximadamente 3.500 colaboradores e possui operações em 15 países latino-americanos.

Acesse www.kantaribopemedia.com para mais informações.

Ler 14167 vezes Última modificação em Quarta, 27 Fevereiro 2019 16:36

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Promoção Ello Consultores

Especialista em Marketing Industrial
www.elloconsultores.com.br
Ello Consultores logo

Assine nossa Newsletter

Top