Companhia, que tem longo histórico de relacionamento com o Estado, mantém um plano consistente de investimentos que inclui novas unidades e programas de desenvolvimento
A Nestlé anunciou hoje investimentos de R$ 1 bilhão no Estado de São Paulo nos próximos três anos. O aporte inclui a instalação de novas linhas nas fábricas de Araçatuba e Caçapava, ambas no interior de São Paulo, e novas tecnologias aplicadas a fábricas e produtos, além de iniciativas de transformação digital e aceleração de startups. Também estão previstas iniciativas por meio de uma parceria com o Investe São Paulo, programa da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade.
A empresa tem um longo histórico de relacionamento com o Estado de São Paulo, onde inaugurou sua primeira fábrica no País, na cidade de Araras, há 98 anos. Nos últimos cinco anos, a companhia investiu mais de R$ 2 bilhões no Estado, incluindo uma fábrica de alimentos úmidos para animais de estimação de Purina, em Ribeirão Preto, duas linhas de produção de KitKat em Caçapava e uma nova linha de biscoitos em Marília. Também investiu consistentemente no desenvolvimento de tecnologias, a exemplo do sistema que permite a personalização de caixas de cápsulas de NESCAFÉ Dolce Gusto de acordo com o gosto do consumidor, totalmente criado no Brasil.
Atualmente, são 10 unidades industriais e 6 centros de distribuição, onde são produzidos itens de marcas icônicas como NESCAFÉ, KITKAT, NESCAU, NINHO, produtos de Nutrição Infantil e também os Culinários. O município de Araras abriga, também, o Nestlé Quality Assurance Center (NQAC), laboratório de qualidade que tem firmado parcerias com universidades públicas do Estado para fomentar o desenvolvimento tecnológico no segmento de alimentos. Em São Paulo, a Nestlé gera 12 mil empregos diretos e 100 mil indiretos. "O Estado de São Paulo tem grande importância na nossa história, abrigou nossa primeira fábrica e nossa Sede, e queremos continuar a seguir essa jornada de sucesso, crescimento e investimentos", afirma o presidente da Nestlé Brasil, Marcelo Melchior.
Protocolo de intenções para fomentar a empregabilidade dos jovens
O anúncio contempla, ainda, um protocolo de intenções que visa estabelecer condições para o desenvolvimento conjunto de projetos que contribuirão para o aumento da empregabilidade de jovens no Estado. O acordo surgiu a partir de inciativas de ambas as partes já em andamento, com objetivos convergentes. O Governo do Estado de São Paulo lançou neste ano o Programa Minha Chance para aumentar a empregabilidade dos beneficiários dos seus cursos técnicos e de qualificação profissional e auxiliar na melhor adaptação dos conteúdos às demandas da sociedade e do mercado de trabalho local. A Nestlé, por sua vez, desenvolve no Brasil desde 2017, ao lado de outras empresas, o programa Aliança pelos Jovens, também com o objetivo de aumentar a empregabilidade dos jovens. Em 2018, a empresa liderou o primeiro Encontro de Jovens do Mercosul, na cidade de Montevidéu, no Uruguai, evento que acontece este ano no Brasil, nos dias 23 e 24 de outubro.
Iniciativas pelos jovens
Todas essas iniciativas compõem um grande trabalho que a Nestlé realiza para os jovens. A companhia aposta em medidas que contribuam para a capacitação e empregabilidade dos jovens de todo o País. As empresas que compõem a Aliança pelos Jovens contrataram 15.300 jovens e criaram 5.400 oportunidades de emprego entre 2017-2018, por meio de uma série de ações para aumentar a capacitação e as oportunidades para a nova geração de profissionais. Até o final de 2019, a Aliança tem como metas contratar 20 mil jovens e criar 6 mil oportunidades de primeiro emprego, com o engajamento das 23 empresas que participam da iniciativa. Também está prevista a capacitação de 110 mil jovens em todo o Brasil.
Sobre a Nestlé
É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 194 países e seus 328 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais, como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 30 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens. A atuação da Nestlé Brasil abrange 20 categorias de mercado e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.