No Brasil, as feiras de negócios já assumiram a postura de atividade econômica, profissional, didática e social. Mais do que apresentar aos visitantes suas novidades e tecnologias, as empresas expositoras buscam atrair o público especializado em seus segmentos e fechar importantes parcerias comerciais.
Quando a decisão de participar de uma feira de negócios ou de uma exposição faz parte da estratégia de uma empresa, a primeira coisa a fazer é buscar informações sobre ela: número de expositores nos três últimos eventos, número de visitantes, retrospecto da feira, entre outros. Isso permite saber se os produtos da empresa estão de acordo com o perfil do evento.
Vantagens de expor em feiras:
•Contato direto com o cliente;
•Ampla divulgação da marca e ou produtos para mídia e público em geral;
•Imediata reação do público a seu produto, que pode identificar mudanças para torná-lo mais adequado ao gosto dos consumidores;
•Contato com grande número de pessoas que, de outro modo, estariam fora de seu alcance;
•Ampliação do seu cadastro de clientes efetivos e/ou potenciais;
•Concretizar e maximizar as vendas;
•Conhecer a concorrência;
•Identificar um representante ou parceiro de negócios;
•Melhorar o networking – rede de contatos profissionais;
•Informações sobre tendências e destaques do mercado;
•Conhecer novas ideias e soluções e adquirir conhecimento
Fonte: Diretriz