Endomarketing e Retenção De Clientes

Endomarketing e Retenção De Clientes

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)


RH e Marketing trabalhando de mãos dadas

É da responsabilidade da área de Recursos Humanos a retenção dos talentos (colaboradores) e, do Marketing, a responsabilidade de retenção dos clientes.

Quando a organização volta seu olhar para as pessoas, para o humano, as estratégias de retenção se unem. Um funcionário motivado, valorizado e conhecedor da empresa, com acesso às informações, sem dúvida irá se relacionar com os clientes de forma mais positiva, proativa, na busca da satisfação desse cliente.

O marketing de relacionamento precisa desse perfil de colaborador para apoiar as estratégias de retenção e fidelização dos clientes. Já o RH precisa do apoio do marketing para promover suas estratégias de retenção dos colaboradores. De mãos dadas, essas duas áreas da empresa promovem a Comunicação Interna Assertiva, gerando a vantagem competitiva para a organização.

A Comunicação Interna é uma excelente parceria dessas duas áreas nas organizações. Feita de forma integrada e estratégica, mobiliza e informa os funcionários para obter o resultado desejado, é útil para transmitir novidades da empresa e ainda contribui para o processo de quebras de paradigmas, processos de fusões e aquisições, etc. Enfim, mobiliza e interage com os colaboradores para executarem um conjunto de tarefas propostas pela organização.

Eliane Bastos
Consultora de Marketing

Visto 30447 vezes Última modificação em Terça, 27 Março 2012 09:40
Redação

Eliane Bastos
Consultora de Marketing da Ello Consultores
Publisher no portal Feiras Industriais
Blogueira no Marketerapia

 

Promoção Ello Consultores

Ello Consultores logo

Especialista em Marketing Industrial 

Consultoria Estratégia de desenvolvimento de conteúdos para atração e retenção de clientes.

Agende uma consulta

www.elloconsultores.com.br

Curso Marketing para Feiras

curso mkt feiras

Assine nossa Newsletter

Top