Presidentes do IBP e da Petrobras reforçam sinergia com o desenvolvimento da indústria naval e apresentam o Mapa de Estaleiros do Brasil

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Sexta, 26 Abril 2024 14:22

Presidentes do IBP e da Petrobras reforçam sinergia com o desenvolvimento da indústria naval e apresentam o Mapa de Estaleiros do Brasil

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IBP

Roberto Ardenghy, presidente do IBP, destacou que a ferramenta visa proporcionar uma visão abrangente e atualizada da infraestrutura naval do País

Em evento realizado nesta manhã, no Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e a Petrobras, com apoio do Sinaval, lançaram o Mapa de Estaleiros do Brasil, parte da iniciativa integrada entre os setores de petróleo, gás, energia e naval para levar informações abrangentes e atualizadas sobre a infraestrutura dos estaleiros e projetos no País de forma acessível e disponível ao mercado. O Mapa de Estaleiros pode ser acessado aqui.

“Em meio à retomada da atividade naval, a colaboração entre a indústria de petróleo e gás e o setor naval se fortaleceu para promover transparência e impulsionar o desenvolvimento da infraestrutura brasileira e o mapa é uma das iniciativas. Uma ferramenta colaborativa e um esforço conjunto entre o IBP, a Petrobras e o Sinaval, em uma importante aproximação intersetorial que permite uma visão ampla e atualizada do setor", aponta Ardenghy.

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, reforçou que o Mapa dos Estaleiros é um primeiro passo para avançar no debate sobre temas como conteúdo local e da indústria naval brasileira. Nesse contexto, a demanda da Petrobras é um pilar fundamental. O executivo avalia que o Mapa atende a necessidade de apresentar esta infraestrutura dos estaleiros nacionais para o mercado internacional em sinergia com a demanda firme da Petrobras e a implementação de uma política de governo.

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“A indústria naval é relevante em escala global, não é antiquada. Noruega e Espanha tiveram ciclos relevantes na indústria naval, bem como os japoneses e coreanos com fortes investimentos em estaleiros. O Brasil está retomando sua posição na rota do crescimento do setor naval”, analisa Jean Paul Prates.

Pedro Alem, Gerente Executivo de Áreas Terrestres, Águas Rasas e Política Industrial no IBP, apresentou a ferramenta com os seus objetivos e propósitos. Ele destacou que o mapa é um instrumento vivo e interativo em atualização constante. Alem mencionou que este é um painel intuitivo com oportunidade para filtrar a pesquisa por estaleiros aptos para produzir FPSOs ou mostrar seus dados, como posição geográfica, capacidade de movimentação de aço e porte. “Esta é uma ferramenta que permitirá aos armadores, petroleiras e investidores conhecer toda infraestrutura dos estaleiros no Brasil”, ressaltou.

 

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Investimentos no setor
Jean Paul Prates acrescentou que o plano estratégico da Petrobras contempla R$ 500 bilhões e geração de 280 mil empregos por ano até 2028. Inclui construção de plataformas offshore com módulos até 3 vezes maior que as atuais, como a P-80 e a P-83. Prates indica que são sete FPSO em fase de estudos e 3 estaleiros que já estão com elevada demanda neste momento.

O plano de revitalização de ativos da empresa terá foco em 23 plataformas e mais 40 para desmontar. Tem estimativa de encomenda de 200 embarcações de apoio para incrementar a frota a partir de 2028. Devem ser construídos até 38 navios de apoio marítimo mais moderno, com propulsão hibrida e redução de emissões.

Prates ainda anunciou uma rodada de negócios na OTC, em parceria com o IBP, para fornecedores brasileiros alcançarem o mercado global, além de possibilitar o diálogo com investidores e organizar visitas técnicas deles no Brasil para que conheçam a infraestrutura nacional de estaleiros.

O evento, com patrocínio da Triunfo Logística, também contou com a presença de representantes do Fundo da Marinha Mercante (FMM), Abimaq, ANP, Abemi, BNDES, Abespetro, Deputado Federal Alexandre Lindenmeyer e Deputada Federal Celia Jordão.


Fonte: Assessoria de Imprensa


 

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Visto 223 vezes Última modificação em Sexta, 26 Abril 2024 14:31
Redação

Eliane Bastos
Consultora de Marketing da Ello Consultores
Publisher no portal Feiras Industriais
Blogueira no Marketerapia

 

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