7 conselhos que farão seu negócio ter sucesso em feiras de casa e construção

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Sábado, 06 Abril 2024 11:46

7 conselhos que farão seu negócio ter sucesso em feiras de casa e construção

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Área Central

 

Como as redes de materiais para construção podem se preparar para eventos corporativos do setor, conforme sondagem da Área Central com representantes mais de 200 lojas

O calendário de grandes eventos corporativos de casa e construção de 2024 começou em março como uma oportunidade de realizar networking e abrir caminhos para novos negócios. O primeiro encontro já realizado é a Expo Revestir, considerada a maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina, que aconteceu em São Paulo, em março. Na sequência, será a vez da Feicon, que ocorre de 2 a 5 de abril em São Paulo, naquela que é considerada a maior feira de construção civil e arquitetura da América do Sul.

Mais do que marcar presença, a participação em feiras do gênero é uma vitrine qualificada que serve para gerar leads, evidenciar produtos, serviços e soluções. Pensando nessas perspectivas, a Área Central, empresa referência em tecnologias e inteligência de negócios com mais de 20 mil empresas impactadas por suas soluções de gestão, processos e comunicação, reuniu alguns insights valiosos para que negócios do segmento tenham maior sucesso ao participarem desses eventos de mercado.

Para gerar conselhos mais adequados à realidade das empresas de materiais de construção brasileiras, especialistas da Área Central consultaram grandes redes varejistas do segmento que, juntas, representam mais de 200 lojas nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Goiás, importantes pólos setoriais de casas e construção. Confira os insights gerados:
 

Prepare-se com antecedência

Para ter sucesso na conexão com stakeholders nas feiras segmentadas, não basta contar com o bê-á-bá das soluções da empresa, é preciso planejar a forma como a empresa irá transmitir suas mensagens-chave para potenciais clientes, parceiros comerciais e fornecedores. Algumas das redes consultadas pela Área Central indicam que uma preparação efetiva deve ocorrer, no mínimo, com dois meses de antecedência para obter os melhores resultados. Isso envolve pensar em abordagem de informações, ativações de produtos/serviços, identidade visual e estratégias de atratividade da atenção do público.

Monte uma estrutura de logística e conforto

Esteja preparado para imprevistos e pesquise qual será a estrutura necessária para te dar suporte e conforto durante os dias do evento, especialmente se precisar viajar. Também com antecedência de cerca de 60 dias, faça cotação e reserva de passagens aéreas e opções de hospedagem. Esses quesitos são importantes, considerando a disponibilidade e oferta de locais mais próximos do local e a variação de preços à medida que o evento se aproxima e a procura por transporte e acomodação aumentam.

Torne seus lançamentos o foco da estratégia

Priorize divulgar lançamentos e produtos e serviços que sejam a aposta da empresa para o crescimento comercial ou que sejam mais atrativos ao mercado para ter mais chances de sucesso em conquistar seu público-alvo. Se a empresa não tem um foco definido ou uma mensagem clara do que quer mostrar durante a feira de negócios, pode passar despercebida frente a dezenas ou centenas de concorrentes. Faça o “match” entre a proposta da feira com o produto ou serviço que melhor se encaixar ao objetivo deste evento. Caso vá às compras, a empresa pode mirar em produtos de entrada e com preços atrativos que possam chamar a atenção dos consumidores: “isso vai além de vender mais, é sobre a oportunidade de montar o posicionamento da loja junto ao consumidor”, avalia uma das redes pesquisadas.

Faça negócios sem pressa

Encare a oportunidade de fortalecer relacionamentos com os parceiros atuais e conquistar novos clientes, parceiros, compradores e fornecedores como um movimento natural da feira. Muitas vezes o resultado da sua participação não poderá ser medido apenas durante os dias de evento, mas também meses depois, porque muitos contatos começam nessas feiras, mas só serão convertidos pós-feira. Controle a ansiedade e explore o melhor dos seus produtos para criar identificação de marca. O mesmo vale para conhecer novos produtos, lançamentos: busque negociar com clareza — não feche qualquer negócio no calor do momento, avalie e reavalie se vale a pena (demanda; qualidade; atendimento; preço inovação). “O foco é conhecer e, posteriormente, trazer para dentro da empresa as novidades e aí fomentar com associados: o foco é buscar o que se tem de melhor para o associado”, ensina um player do setor.

Atualize-se

Não pense na feira com o único objetivo de vender ou comprar produtos, explore todas as oportunidades de conexão que o evento proporciona e principalmente esteja atento aos ensinamentos que palestrantes e convidados trarão no palco, paineis e rodas de debates. As conversas com outros expositores também podem ser ricas em termos de informações. Invista em ganhar conhecimento para aplicar à realidade do seu negócio e ser mais competitivo. Fique de olho nas novidades do mercado e se mantenha atualizado sobre o segmento como um todo. Essa atenção é valiosa para a tomada de decisões, inclusive para encontrar novos parceiros e ampliar seu mix de produtos.

Consulte a curva ABC de produtos e fornecedores

Outra forma de realizar bons negócios é analisando o mix de produtos por fornecedores, entendendo o tempo que o produto está no estoque, uma vez que se o produto estiver “parado” na prateleira, deve ser negociada um preço atrativo junto ao fornecedor para girar os produtos e abrir espaço para novas opções. Faça o levantamento dos produtos, o volume médio de vendas da rede para esse tipo de item e estabeleça metas para conseguir boas negociações. Também é indicado ir à feira munido de uma análise da curva ABC de produtos e fornecedores, “isso serve para analisar produtos similares que possam ampliar ou trocar o mix de produtos da sua loja”. Outro ponto de atenção é que diferente de antigamente, quando a indústria tinha o costume de lançar uma linha de produtos por ano, hoje várias indústrias lançam até quatro novas linhas de produtos/ano — estude quais produtos terão mais adesão para não sair comprando de tudo nas feiras também é uma dica fundamental.

Pesquise antes quem estará no evento

Pesquise com antecedência os parceiros de negócios que estarão presentes no evento e crie relatórios baseados em seu interesse de negociação. Verifique quais deles faz sentido fazer uma conexão direta e priorize aqueles em que é necessário fazer o relacionamento para rever fornecedores, conhecer futuros parceiros ou reforçar laços comerciais já existentes. Muitas vezes não dá tempo de conversar com todos que estão lá, lembre-se disso. E, por fim, leve material pertinente de apresentação da empresa para direcioná-lo a stakeholders estratégicos e não perder boas oportunidades de negócios com a indústria e/ou varejo.

 

 


 

Fonte: Assessoria de Imprensa


 

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Visto 61 vezes Última modificação em Sábado, 06 Abril 2024 11:52
Redação

Eliane Bastos
Consultora de Marketing da Ello Consultores
Publisher no portal Feiras Industriais
Blogueira no Marketerapia

 

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