Diretora da Informa Exhibitions fala das novidades da Serigrafia SIGN

Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência. Ao continuar a navegar, você está de acordo com isso. Para saber mais, acesse: Política de Privacidade.

Quinta, 02 Fevereiro 2017 00:00

Diretora da Informa Exhibitions fala das novidades da Serigrafia SIGN

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

 

Liliane é Engenheira graduada pela Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP). Com mais de 25 anos de experiência no mercado de feiras de negócios, Liliane assumiu a diretoria da Serigrafia SIGN FutureTEXTIL em junho de 2016. Na Informa Exhibitions ela é responsável pelo portfólio de feiras industriais somando, além da Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, as feiras Feimec, Expomafe, Plástico Brasil e ForMóbile.

1.      Em 2017, a feira voltará a ser realizada no Expo Center Norte, no mês de julho. As próximas edições também serão nesta data e neste local, ambos já tradicionais? 

É isso mesmo, a feira volta ao local e período que nossos expositores e visitantes estavam habituados, e nosso planejamento é manter isso como padrão para o futuro, então a feira será de 12 a 15 de julho no Expo Center Norte.

2.      Quais são as novidades preparadas pela Informa que os visitantes encontrarão na feira de 2017? 

Atendendo a demanda dos visitantes da feira estamos planejando muitas novidades e atrações interativas. Teremos a “Serigrafia em Ação” – uma área destinada a mostrar e ensinar sobre as inúmeras possibilidades da utilização da serigrafia por meio de demonstração ao vivo. Teremos também a Arena do Conhecimento com conteúdo técnico, palestras e workshops para que os visitantes possam se atualizar, aprimoramento em impressão digital, grandes formatos e muitas outras possibilidades, e ainda aproveitar para fazer relacionamento.

3.      Vocês têm percebido mudanças nas demandas e comportamentos dos visitantes e expositores? Como isso afeta a maneira de organizar a feira?

Sim, os visitantes estão buscando cada vez mais conteúdo, demonstrações e aulas práticas, inclusive essa mudança de comportamento fez a Informa inovar e criar uma área de marketing de conteúdo, que conta com uma equipe de jornalistas que é responsável pelo contato da feira com o visitante durante todo o ano. Assim nós temos um canal aberto de comunicação para contar as novidades da feira para o mercado e também divulgar materiais técnicos como e-books, gráficos e textos relevantes segmentados por interesses.

Quanto aos expositores o comportamento tem se mostrado muito mais seletivo. As marcasbuscam a participação no evento que gere o melhor ROI (retorno sobre o investimento) para a empresa. Em um tempo difícil como o que estamos enfrentando agora, é natural que as empresas analisem e decidam pela feira que dará o melhor retorno. Nesse cenário a Serigrafia SIGN FutureTEXTIL é certeza de resultado positivo.

4.      Além da feira, a Informa oferece quais outros serviços ao público de sinalização e impressão digital?

Como comentei um pouco acima, além da feira, onde o visitante pode conferir de perto as novidades de cada marca expositora, a Informa inovou e criou a área de marketing de conteúdo para manter o contato com os expositores, visitantes e público interessado nas nossas feiras, ao longo do ano.

Os conteúdos são produzidos de acordo com os principais interesses do nosso público visitante e difundido por meio de Newsletters e nas Redes Sociais. Cada segmento de exposição na feira é representado em nosso BLOG (canal de conteúdo) e também temos convidados especialistas dos setores para contribuírem ainda mais com a disseminação de conteúdo relevante.

Nós também manteremos nosso catálogo de expositores impresso, o que entendemos ser um diferencial muito solicitado por nossos visitantes e uma vitrine de exposição importante para os nossos parceiros.

Além disso, buscamos os melhores serviços e parcerias para ajudar os visitantes a se programarem para a feira: parceria com companhias aéreas e agências de turismo, com associações que representem as categorias que visitam a feira, com as mídias, para trazer conteúdo e relevância ao evento.

5.      Por quais mudanças a feira e o mercado passaram desde que a Informa adquiriu o portfólio da Sertec em 2011?

Vemos muitas mudanças. Do ponto de vista mercadológico, em 2010 e 2011 estávamos diante de um cenário econômico muito mais favorável.  A economia brasileira registravaaltos índices de crescimentos, o acesso ao crédito era mais amplo e fácil. Os investimentos internacionais no país eram pujantes.

Já a partir de 2015, o desemprego subiu e renda caiu. O PIB em 2015 teve o pior resultado em 25 anos. O sentimento de desconfiança no país aumentou e o acesso ao crédito ficou mais difícil. Isso foi muito sentido nas feiras de negócios.

Na feira, vimos o impacto, principalmente, na mudança do perfil do visitante. Passamos a receber muitos novos entrantes, pessoas que queriam mudar de mercado, abrir sua própria empresa. Para isso, temos que ser muito assertivos e dar direcionamentos e informação adequada para este público.

A falta de crédito também é uma mudança atual e estamos tentando, como feira de negócios, nos aproximar de instituições financeiras que possam dar apoio aos nossos parceiros.

Além do econômico, o comportamento das pessoas mudou com o uso das mídias sociais, as tecnologias e mapeamento dos usuários online. Os Millennials (Geração Y), geração composta por pessoas nascidas de 1980 até os anos 2000, apresentam uma forma de se relacionar com as marcas, produtos e serviços bem diferente da geração anterior. Entender melhor ambições, desejos, dores, necessidades e a forma de se relacionar dessas gerações está diretamente ligada ao futuro dos nossos expositores e ao nosso.

Dentro de um cenário bastante desafiador da economia brasileira, esse é um momento propício para refletirmos e irmos a fundo nos nossos negócios, acompanhando o ritmo das mudanças e evoluções da sociedade e do mercado consumidor como um todo.O lado bom disso tudo é que a feira tem conseguido acompanhar todas estas mudanças e continua sendo referência no mercado.

6.      Quais medidas a organização tomou para contornar a crise e continuar a prestar um serviço com diferenciado ao visitante?

Como comentado acima, a crise afetou o país todo e fez com que todos os brasileiros repensassem sobre como ser mais eficiente e como conseguir gerir melhor a receita disponível. Nosso papel é organizar uma feira que atenda as expectativas dos expositores e dos visitantes e para isso já executamos algumas atividades como focusgroup segmentado, a criação de um conselho consultivo que trabalha para termos a melhor entrega para o mercado, realizamos pesquisas com expositores e visitantes e o resultado foi um mapeamento de todas as necessidades e expectativas e isso é o orientador de nosso trabalho atual.

7.      A feira ainda é relevante para o mercado? Por quê?

Sim, muito. A feira é relevante e icônica para o mercado.  Ela é responsável por fomentar, aglutinar e gerar leads nos setores de impressão digital, grandes formatos, impressão digital têxtil, brindes, serigrafia, comunicação visual, sinalização, sublimação.

Uma feira de negócios como a Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, reúne em um único local muito compradores, marcas, mídias, associações e essa reunião e concentração de negócios é importante para o mercado de impressão.

Os expositores estão cientes desse papel e isso faz com que eles tenham a preocupação de levar para a feira os lançamentos, as novidades, novos materiais, novas técnicas, porque esse setor tem um relevante número de empreendedores e isso movimenta a economia.

"Fonte Assessoria de Imprensa"

Visto 4238 vezes Última modificação em Terça, 17 Julho 2018 22:43
Redação

Eliane Bastos
Consultora de Marketing da Ello Consultores
Publisher no portal Feiras Industriais
Blogueira no Marketerapia

 

Promoção Ello Consultores

Ello Consultores logo

Especialista em Marketing Industrial 

Consultoria Estratégia de desenvolvimento de conteúdos para atração e retenção de clientes.

Agende uma consulta

www.elloconsultores.com.br

Curso Marketing para Feiras

curso mkt feiras

Assine nossa Newsletter

Top