Google planeja parar de vender anúncios com base na navegação de usuários por múltiplos sites

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Google planeja parar de vender anúncios com base na navegação de usuários por múltiplos sites

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Importante notícia para as empresas que têm altos investimentos no Google com base em campanha de display, ou seja, que seu anúncio vai aparecer em sites de terceiros, como os de notícias. Essa mudança pode acelerar o desornamento do setor de Publicidade Digital!

Com esta nova postura, o Google pretende afastar o rastreamento individualizado, prática que vem sofrendo críticas cada vez mais severas por parte da dos defensores da privacidade.  Em 2020 o Google respondeu por 52% do investimento publicitário nos EUA, uma soma de Us$ 292 bilhões. Até 2022 a plataforma de publicidade digital planeja remover a tecnologia de rastreamento mais ampla utilizada, os chamados cookies de terceiros.

Aqui no Brasil com a LGPD ( Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) todo o mercado do marketing digital se movimentou no final de 2020 para adequar a nova legislação, que agora exige que os sites informem que fazem a coleta de dados dos seus visitantes através de cookies.

Mas não pensa que o Google ficará parado! Foi anunciado que sua ferramenta de compra de publicidade terão novas tecnologias, em desenvolvimento. Estão criando uma espécie de "caixa de areia de privacidade" para o direcionar os anúncios sem a coleta de informações sobre a navegação do indivíduo em múltiplos sites.

O que se pretende é avaliar os hábitos de navegação dos usuários em seus próprios aparelhos, permitindo assim, que os anunciantes direcionem a publicidade aos grupos agregados de usuários que tenham interesses semelhantes e não aos usuários individuais.

E isto será permitido, pois nesse novo modelo, o rastreamento do Google será muito mais amplo, baseado na navegação do usuário nos aplicativos móveis e não mais nos sites como ocorre atualmente. Em contraponto, a Apple desenvolve planos para limitar o rastreamento do uso dos aplicativos ao exigir que os desenvolvedores de aplicativos peçam a autorização dos usuários para receber publicidade no iPhone.

Então anunciantes! Fiquem atentos! Contem com Ello Consultores para ajudar nas diferentes demandas do marketing digital.

Texto elaborado com base em matéria publicada na Folha de São Paulo de 4 de março de 2021.

Fonte: Ello Consultores

Visto 3551 vezes Última modificação em Quinta, 25 Março 2021 10:48
Redação

Eliane Bastos
Consultora de Marketing da Ello Consultores
Publisher no portal Feiras Industriais
Blogueira no Marketerapia

 

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