Imprimir esta página

Tendências do Marketing para 2022

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

webinar elloconsultores

 

 

A aceleração digital promovida pela pandemia da Covid-19 é um caminho sem volta, o que estimula a constante atualização dos processos de trabalho, de criação de produtos, de convivência social,  etc.

Venho acompanhando desde 2019 as megatendências do marketing e tudo gira em torno das tecnologias como forma de melhorar e aperfeiçoar a experiência do cliente. Afinal, tudo gira em torno das pessoas.

Para 2022 o mundo se voltará ainda mais para a revolução digital, vide a novidade do metaverso propagada com bastante publicidade pela META nova empresa criada pelo Mark Zuckerberg, criador do Facebook e Instagram. Em seu novo investimento o relacionamento entre as pessoas passam pela inteligência artificial, real-time data (tudo medido em tempo real), reconhecimento de voz e face estarão cada vez mais presente no nosso cotidiano.

A tecnologia acelerou, uniu e aproximou as pessoas e esta realidade não é diferente no marketing, que há muitos anos agregou a tecnologia na automação de seus processos, dando mais tempo para estar no foco do cliente, como forma de melhorar e aperfeiçoar sua experiência com as marcas.

A consolidação dos serviços por assinatura que se permite o compartilhamento dos bens duráveis, como carros, imóveis, equipamentos de alta tecnologia e por que não as máquinas industriais.

Do ponto de vista social, as questões ambientais ligadas a sustentabilidade e ESG estarão cada vez mais pautadas pelas médias e grandes empresas preocupadas com suas marcas e seu papel na socidade, daí também, vale o destaque para as novas formas de trabalho, como os sistemas híbridos incorporados por muitas empresas.

Esse é o panorama para o próximo ano, e o marketing entra nesse contexto exercendo sua principal função, que é a preocupação com o cliente, o perfeito entendimento da sua jornada de compras que permita elaborar e executar ações que estejam cada vez mais nas métricas de satisfação de seus públicos, do que as métricas de vaidades.

Neste contexto, as estratégias de marketing digital voltado a buscas na internet voltam a ganhar relevância, partindo novamente a valorização para a construção de conteúdo próprio, como estratégia de foco na experiência do cliente.

Então, sites de conteúdo como blogs, canais no Youtube, promoção / participação de eventos presenciais e apresentação de cases, são exemplos de estratégias de valorização da marca e a apresentando com um posicionamento único ao seu público.

Concluindo, apesar de todos os avanços tecnológicos e diferentes formas de impacto da marca, o que rege tudo é a empatia com cliente, esta é função do marketing, entender tão bem o cliente que o produto ou serviço é formatado dentro de suas espectativas tornarndo assim as vendas totalmente possíveis.

Acompanhe o webinar “Planejamento e Tendências do Marketing para 2022“ onde é apresentado várias estratégias do marketing digital, conteúdo e eventos que podem impactar seus negócios para o próximo ano.

 

 

 

Eliane Bastos

Consultora de Marketing, Ello Consultores

 

Visto 38916 vezes Última modificação em Quinta, 09 Dezembro 2021 12:12
Redação

Eliane Bastos
Consultora de Marketing da Ello Consultores
Publisher no portal Feiras Industriais
Blogueira no Marketerapia

 

Mais recentes de Redação

Itens relacionados (por marcador)