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Não durma no ponto - mantenha contato com seus clientes!

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Mantenha contato com seus clientes! Muitos gestores esquecem disso e constantemente cometem erros que lhes custam boas e grandes, Vendas! Na pressa de atingir novos clientes acabam se esquecendo de cuidar dos clientes já usuais, ignorando uma das maiores verdades do marketing e em vendas: perspectivas de seus melhores clientes são seus melhores.

Para vender um produto / serviço para um novo cliente gastamos em média de 06 a 08 vezes mais do que vender o mesmo produto / serviço para um já cliente !



A importância de prospectar novos clientes não se discute e deve ser colocada em prática todos os dias. Mas isso não pode nos impedir de dar atenção aos nossos clientes já "conquistados" ... É um trabalho de Jardineiro: temos que regar a planta constantemente para que ela continue viva e saudável.

Se o cliente está satisfeito e confia na sua empresa, ele dará preferência para comprar outros produtos / serviços de você.

A principal idéia de prospectar novos clientes é justamente para que eles se tornem constantes usuários / compradores dos nossos serviços e produtos. Mas com o tempo, como empresas se esquecem disso e acham que tem de prestar atenção apenas ao número de pessoas que entram no banco de dados, e não também no número de pessoas que saem.

 Além disso, com seus clientes atuais, sua empresa pode desenvolver uma estratégia de confiança muito mais consistente e real do que uma propaganda bonita de atração para novos clientes.

Com o tempo, você passa a conhecer seus clientes, seus desejos, expectativas e problemas podendo oferecer soluções integradas dentro do seu mix de produtos / serviços.

 Há várias maneiras de manter o contato com seus clientes: telefone, pessoas, visitas, mala-direta. Podemos ainda fazer uso do e-mail, que é mais barato, rápido e fácil.

 Mas é muito (muito!) Importante que você estude de fato seus clientes e traçar uma estratégia de comunicação efetiva e agradável. Como o e-mail é uma ferramenta barata, muitas empresas acabam utilizando-o mal, enviando ofertas, fazendo propagandas a cada dois dias etc. Esse tipo de comunicação só irá piorar uma empresa da imagem.


"Artigo de Candeloro, Raul; publicado nosite www.administradores.com.br"

Visto 19685 vezes Última modificação em Terça, 27 Março 2012 09:34
Redação

Eliane Bastos
Consultora de Marketing da Ello Consultores
Publisher no portal Feiras Industriais
Blogueira no Marketerapia

 

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