Marketing Boca a Boca fomenta o processo de indicação de novos negócios
Quarta, 02 Setembro 2015 13:25

Marketing Boca a Boca fomenta o processo de indicação de novos negócios

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Marketing Boca a Boca fomenta o processo de indicação de novos negócios

marketing boca a boca ou marketing de presença é um tema que tem voltado à discussão, principalmente, pela forte participação do marketing digital nas estratégias comerciais, o que traz um lado positivo, pois expandiu a participação das empresas além das suas fronteiras mas, ao mesmo tempo, vem distanciando as pessoas de fazer negócios cara a cara.

Uma das estratégias de fomentar o marketing de relacionamento são as indicações. As pessoas indicam negócios para outras pessoas, quando há uma confiança. E este sentimento é gerado fomentando o relacionamento presencial. 

Ninguém sai indicando aquilo que não conhece ou não confia. E como coletar essas indicações? Somente estando próximo do seu cliente. Eu destaco duas estratégias para fomentar esta aproximação: 

 Eventos como forma de se aproximar das pessoas, seja promovendo seus eventos, trazendo o cliente para dentro da sua casa, fazendo um Open House, participando de FEIRAS DE NEGÓCIOS, seja com expositor ou visitante.

 

 Visitas e Ligações para o cliente de vez em quando, conversar com ele sobre o mercado, o uso do seu produto, se está precisando de algo na sua área. Isso aproxima você e seu cliente.

 

Em pesquisa realizada em 56 países com uma amostra de 28mil entrevistados pelo Instituto Nielsen*, empresa internacional de pesquisa de mercado, demonstrou que 92% das pessoas colocam as recomendações de conhecidos como principal fator de compra de um produto.

Recomendo o artigo Conheça os diferentes meios de comunicação de massa para conhecer outras mídias de propagação da sua marca.

No próximo artigo, voltaremos ao tema destacando o uso do Marketing Digital para aproximar clientes das empresas.

 

*Sobre a pesquisa do Instituto Nielsen leia também.

Anúncios de jornais e revistas ainda são considerados mais confiáveis

Pesquisa Nielsen revela grau de confiança em publicidade e destaca busca na web e recomendações de conhecidos

 

Esta é mais uma dica do Marketerapia

Dicas e Orientações de Marketing a empreendedores que querem fazer a diferença em seus negócios. Agende sua consulta.

 

Eliane Bastos

Consultora de Marketing

Visto 1941 vezes
Redação

Eliane Bastos
Consultora de Marketing da Ello Consultores
Publisher no portal Feiras Industriais
Blogueira no Marketerapia

 

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Promoção Ello Consultores

Especialista em Marketing Industrial
www.elloconsultores.com.br
Ello Consultores logo

Assine nossa Newsletter

Top