Terça, 07 Maio 2019 00:00

Com área 25% superior à última edição, EXPOMAFE 2019 reflete urgência para crescer, diz ABIMAQ

Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Consolidada como maior evento do setor na América Latina, Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, com a presença de 750 marcas nacionais e estrangerias, foi aberta hoje e vai até sábado no São Paulo Expo.

expomafe19 abertura

Presidente da ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, João Carlos Marchesan disse na abertura da EXPOMAFE que a feira é realizada num momento importante para a indústria, trazendo muita inovação e programação de alto nível, além de soluções de manufatura avançada. “O tema deste ano é urgência para crescer”, salientou, observando que o governo precisa fazer sua parte para a retomada do setor produtivo, como a redução do custo Brasil, reforma do sistema tributário e da Previdência, isonomia para a competividade com outros mercados e juros compatíveis, entre outras medidas.

 

Fábio Taiar, da Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura da ABIMAQ, disse não ser por menos que países com a economia mais avançada contam com uma indústria desenvolvida e atuante. Já Maurício Lopes, presidente da Comissão Organizadora, lembrou que com uma área 25% maior a EXPOMAFE já é, com sobras, a mais importante e maior feira do setor na América Latina. O presidente da Informa Exhibitions, Marco Basso, comentou que em apenas duas edições a feira já é o estado da arte em matéria de inovação e tecnologia, justificando seu crescimento espantoso em tão pouco tempo.

Para Maurício dos Santos Neves, superintendente do BNDES, há décadas existe a parceria do banco com a indústria de bens de capital. A instituição, aliás, prepara novos serviços para atender as necessidades da indústria. Encerrando as mensagens na abertura da EXPOMAFE, o deputado Vitor Lippi chamou à reflexão do empresariado para a questão de o Brasil ter crescido 50% menos que a média mundial, e enumerou os desafios para a retomada do crescimento, como o equilíbrio fiscal, a reforma da Previdência, entre outras medidas.

A EXPOMAFE 2019 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, 7 a 11 de maio, no São Paulo Expo, se tornou a principal feira do segmento na América Latina já em sua segunda edição. O evento apresenta as últimas inovações de mais de 750 marcas nacionais e internacionais em acessórios (dispositivos e componentes), controle de qualidade integrado à fabricação e medição, automação industrial, robótica e integração de células de manufatura, equipamentos hidráulicos e pneumáticos, válvulas, bombas e compressores, equipamentos para movimentação e armazenagem, ferramentas manuais e de corte, máquinas e equipamentos para o setor metal mecânico, máquinas-ferramenta, soldagem e corte, manufatura aditiva, prototipagem e impressão 3D.

São esperados mais de 55 mil visitantes profissionais do Brasil e outros 30 países; entre eles, compradores, engenheiros, técnicos, executivos e coordenadores, especialistas em produtos e processos, fornecedores de todos os segmentos do setor metal mecânico, técnicos em logística, fabricantes de máquinas e equipamentos e demais profissionais das áreas de engenharia, industrial, manutenção, produção, qualidade e manufatura

 

PRESENÇA INTERNACIONAL

Esta edição é marcada pela forte presença de expositores internacionais, o que amplia as oportunidades para as indústrias brasileiras firmarem parcerias e entrarem em contato com inovações tecnológicas desenvolvidas em países avançados.

A EXPOMAFE 2019 conta com mais de 40 empresas de nove países: Alemanha, China, Coreia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão e República Tcheca. É quase o dobro na comparação com a edição inaugural, em 2017, que recebeu 22 expositores internacionais. A área dedicada a eles mais que dobrou, passando de 665 m2 para 1.646 m2.

Parte destes expositores fica reunida em pavilhões de seus respectivos países. Os Estados Unidos, por exemplo, são representados pela AMT – Association for Manufacturing Technology. A entidade dos fabricantes de tecnologia voltada para manufatura promove o US Pavilion para oferecer ao mercado brasileiro o que há de mais moderno em tecnologia para a indústria e apresentar o MTConncet, um padrão técnico de fabricação para recuperar informações de processo de máquinas operatrizes controladas numericamente.

O estande da Alemanha, promovido pela German Machine Tool Builders’ Association (VDW) conta com 12 expositores, enquanto a China veio para a EXPOMAFE 2019 com dois pavilhões: um organizado pela Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional (CCPIT), voltado para fornecedores de máquinas, e outro pela Chinese Mechanical Engineering Society (CMES), com fornecedores de soluções para solda.

CONTEÚDO

A inovação ganha também destaque na EXPOMAFE 2019 numa série de atrações e eventos integrados que oferecem conteúdo de alto nível para prover a indústria de maior produtividade e competitividade:

Espaço Tecnologia em Evolução: Reúne três atrações imperdíveis para ilustrar o passado e o futuro da tecnologia, e ajudar o visitante a compreender como ela tem evoluído ao longo do tempo e contribuído com o desenvolvimento industrial. Fazem parte do espaço o Estande Temático, Demonstrador de Tecnologias da Indústria 4.0 e o RoboCoaster:

Estande Temático: Demonstra a importância da máquina-ferramenta ao longo dos anos por meio do uso do maquinário na produção do motor Antoinette V8, de oito cilindros, aplicado no avião 14-bis de Santos Dumont no início do século 20. O espaço exibe uma réplica do 14-bis e de outro aeroplano criado pelo “pai da aviação” no início do século 20, o Demoiselle, ambos em tamanho real.

Demonstrador de Tecnologias da Indústria 4.0: A quarta edição do demonstrador comprova sua evolução constante para aproximar indústrias de todos os portes das modernas tecnologias envolvidas na Indústria 4.0. O espaço tem como objetivo principal apresentar soluções da Indústria 4.0 acessíveis à indústria em geral e que permitem diversos benefícios na produção. Neste ano, o projeto foi dividido em clusters com soluções tecnológicas e demonstrações práticas das tecnologias utilizadas na Indústria 4.0.

RoboCoaster: Promovida pela empresa expositora KUKA, a atração é estrelada pelo primeiro robô industrial licenciado para carregar pessoas, exposto de maneira inédita na América Latina em uma feira industrial.

Roadshow VDI: Aplicação de diretrizes oficiais alemãs à indústria 4.0 no Brasil: Organizado pela VDI Brasil (Associação de Engenheiros Brasil – Alemanha) e voltado para tomadores de decisão com autonomia para implementação de projetos rumo à Indústria 4.0, o evento tem como objetivo demonstrar os benefícios da aplicação de boas práticas alemãs documentadas de forma objetiva e acessível nas diretrizes da VDI para a indústria no Brasil.

Parque de Ideias: Espaço onde o conhecimento é o maior objetivo, o espaço aproxima ainda mais as universidades e o setor produtivo, fator preponderante para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social dos países industrializados. Esta edição reúne algumas das maiores instituições de ensino do Brasil – FEI, ITA, FAAP, USP, UNIP, FACENS, CEFET e Instituto Mauá de Tecnologia entre elas – para apresentar seus projetos de inovação e ministrar palestras sobre tecnologia e gestão em manufatura avançada, a Indústria 4.0 no cenário internacional, os desafios do meio acadêmico na preparação dos novos profissionais, modernos mecanismos de cooperação entre indústrias e universidades, robótica, inteligência artificial e muitos outros.

Integram também da programação entidades como Abrasolda (Associação Brasileira de Soldadores), AMT e representantes de empresas expositoras. Todas as palestras são gratuitas para visitantes e expositores e acontecem num palco aberto, integrado à área de exposição (confira a programação completa aqui).

Escola Móvel de Indústria 4.0 do SENAI – São Paulo: Inovadora estratégia de ensino totalmente voltada à Indústria 4.0, a unidade volante percorre todo o Estado de São Paulo e capacita pessoas em cidades onde não há escolas físicas do Senai-SP. Seus recursos integram as mais importantes tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, tais como a Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Técnicas de Manufatura Aditiva: Prototipagem e Impressão 3D, Robótica Avançada, Sensoriamento, Análise de dados, Internet das Coisas e Computação em nuvem.

 

EVENTO Expomafe - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial
SETOR Ferramentas
PROMOTOR Informa Exhibitions
SITE DO EVENTO
www.expomafe.com.br
INÍCIO 07/05/2019
FIM 11/05/2019
LOCAL São Paulo - SP

 

Ler 1648 vezes Última modificação em Terça, 07 Maio 2019 23:08

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Promoção Ello Consultores

Especialista em Marketing Industrial
www.elloconsultores.com.br
Ello Consultores logo

Assine nossa Newsletter

Top