Couromodas 2019 apresenta novidades e anima a indústria calçadista

Este site usa cookies para garantir uma melhor experiência. Ao continuar a navegar, você está de acordo com isso. Para saber mais, acesse: Política de Privacidade.

Quarta, 16 Janeiro 2019 00:00

Couromodas 2019 apresenta novidades e anima a indústria calçadista

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

 

 

coromodas2019 fotooficial

 

 

Tênis que não molha, tênis 2 em 1 que permite a criança tirar o solado da rua para não sujar a casa, sapatos masculinos mais leves que o comum, são algumas das muitas novidades apresentadas na Couromodas 2019.

Em 2018 o mercado de calçados voltou a crescer, depois de 3 anos de recessão, a alta foi de 2,6% de 2015 a 2017. Mais de 6 mil novas lojas foram abertas e o mercado projeta crescimento também para 2019. O setor calçadista é um importante exportador que encontrou no mercado externo o fôlego que precisava para se manter.  A parte tecnológica do produto também evolui tanto para atender as novas expectativas dos consumidores, como na redução dos custos de produção, como a troca do couro pelo sintético.

"As indústrias se preparam para lançar o melhor do produto que têm, o que há de mais atualizado possível, com materiais, estilo, design etc. (...) Tem sido para nós uma luz para o mercado. É ela que nos dá o norte a ser percorrido." José Carlos Brigagão do Couto, presidente do Sindifranca.

Com negócios já firmados com Chile, Argentina e Bolívia em uma das maiores feiras de sapatos e acessórios, a Couromodas  reúne mais de 31 mil visitantes de 50 países em São Paulo até quinta-feira (17), ele espera direcionar até 40% de seus calçados femininos para o mercado externo no primeiro semestre deste ano.

Jeferson Santos, diretor da COUROMODA, visualiza movimentações positivas para a edição do próximo ano, motivadas pelos sinais de recuperação da economia. "Nossa perspectiva é de crescimento de 20% em número de expositores, inclusive com o retorno de marcas que já não participavam do evento há alguns anos", reforça o executivo.

O cenário para indústria em 2019 é otimista, visto que o Índice de Confiança do Empresário Industrial, por exemplo, é o maior dois últimos oito anos, atingindo 63,2 pontos em novembro; o PIB, no último trimestre, cresceu 1,7% no comparativo com o mesmo período do ano passado e o Índice de Atividade Econômica (Intenção de Consumo das Famílias), realizada pela Confederação Nacional do Comércio, indica que os brasileiros estão mais dispostos a comprar, um aumento de 9,2% em novembro de 2018, em relação a novembro de 2017. Dentro deste quadro, a expectativa é de retomada da economia e aumento dos negócios gerados durante a feira.

O varejo de calçados não fica atrás e prevê crescimento de 3% em 2019, a projeção é da Ablac (Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados) a estimativa tem como base o aumento da relevância das lojas no mercado em 2018 e as medidas que o novo governo federal deverá adotar para o reaquecimento da economia. Na avaliação da entidade, o crescimento econômico e a geração de novos empregos devem devolver a confiança ao consumidor, condição essencial para que ele retome o consumo de calçados e outros produtos este ano.

Conforme a pesquisa – para a qual foram contatados 10.871 indivíduos/famílias, de todas as regiões brasileiras e classes sociais, representando um universo de 160 milhões de pessoas –, 114 milhões de brasileiros compraram calçados no último ano, equivalentes a 70% da população. A frequência de compras (idas ao ponto de venda) cresceu 11,5%, para 3x ao ano, mas o gasto médio teve queda de 5%, de R$ 111,01 para R$ 105,20, indicando que o consumidor soube ponderar os gastos e optou por comprar marcas de valores mais acessíveis.

Confira vídeo com reportagem do evento, publicada no Jornal da Band.

https://noticias.band.uol.com.br/jornaldaband/videos/ultimos-videos/16597421/mercado-de-calcados-espera-crescimento-de-3-em-2019.html

Dados do mercado foram tema de reportagem do portal G1

https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2019/01/16/calcadistas-de-franca-buscam-retomada-na-couromoda-apos-pior-nivel-de-emprego-em-20-anos.ghtml

Dados do evento

EVENTO

Couro Moda - Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda

SETOR

Textil e Calçados

PROMOTOR

São Paulo - Feiras Comerciais

SITE DO EVENTO

www.couromoda.com/feira

INÍCIO

14/01/2019

FIM

17/01/2019

LOCAL

São Paulo - SP

Visto 10898 vezes Última modificação em Quarta, 28 Dezembro 2022 11:16
Redação

Eliane Bastos
Consultora de Marketing da Ello Consultores
Publisher no portal Feiras Industriais
Blogueira no Marketerapia

 

Promoção Ello Consultores

Ello Consultores logo

Especialista em Marketing Industrial 

Consultoria Estratégia de desenvolvimento de conteúdos para atração e retenção de clientes.

Agende uma consulta

www.elloconsultores.com.br

Curso Marketing para Feiras

curso mkt feiras

Assine nossa Newsletter

Top