Caso esteja em dúvida com relação à participação de sua empresa em uma determinada feira, peça relatórios para a promotora, peça a tabulação das pesquisas de satisfação. Algumas promotoras são flexíveis e mostram estes indicadores.
Se ainda assim você estiver em dúvida pela participação na feira, faça, em um primeiro momento, uma visita ao evento. É melhor que tenha segurança em sua decisão, por isso programe-se para participar de uma edição da feira de forma mais branda. Contate a promotora e consulte as opções de investimento em ações de merchandising. Estas ações podem não ter tanto impacto em seu orçamento anual e podem render bons resultados.
Planeje-se e visite o evento, sempre com um pequeno caderninho (de bolso) para anotações, e colha dados, impressões, informações. Perceba os detalhes do evento. Tente achar falhas na organização. Tire fotos (quando permitido), converse com expositores, faça sólidos contatos durante o evento, de forma que após umas três semanas você possa voltar a falar com essas pessoas, a fim de que lhe informem se fizeram bons contatos, se o público do evento foi qualificado, etc.
Importante: Lembre-se de que contatos superficiais não poderão contribuir com você no pós-evento. Por isso tenha certeza de estar falando com um técnico especializado da empresa expositora ou um funcionário de cargo gerencial ou similar.
Verifique o perfil dos expositores, o tipo de produto que estão expondo. Como estão apresentando a imagem da empresa. Analise os estandes; se são abertos ou fechados, como atendem seus clientes e visitantes, usam promoções para atrair o público? Analise esse tipo de comportamento.
Visitando um evento você poderá ter noções com relação ao fluxo de visitantes e suas principais ruas de circulação. Caso seus concorrentes estejam participando, analise a posição deles em planta baixa. Onde eles escolheram estar presentes, imagine o porquê deles terem escolhido aquele determinado local.
Outra dica importante: Sempre questione se aquela é a melhor feira, se o público é realmente aquele que se espera, se este realmente é o melhor momento para investir. PESQUISE. TenhaDADOS sempre em mãos, ESTATÍSTICAS. Não baseie sua decisão na conversa atraente de um vendedor, mas peça para ele te fornecer INFORMAÇÕES CONSISTENTES. Somente assim você poderá basear e sustentar a sua decisão.
Feiras e Exposições
O que todo expositor deve saber
Por: Anne Sophie Matthey-Henry